Brasil,

Otimismo do empresário do comércio paranaense é o maior em nove anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karla Santin via MX
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

73,2% das empresas estão com expectativa favorável para o primeiro semestre do ano

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Paraná estão bastante otimistas para esse ano. A Pesquisa de Opinião elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que 73,2% dos empresários do Estado esperam ter aumento nas vendas neste 1º semestre de 2019. É uma alta de 21 pontos percentuais em comparação à edição anterior da pesquisa, que era de 51,8% e fazia menção ao segundo semestre de 2018.
O indicador não chegava a este patamar desde o 1º semestre de 2011, quando as expectativas favoráveis chegaram a 80%. A mudança tão radical na opinião do empresariado paranaense é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual.

Outro motivo para tanta animação entre os empresários é a retomada da confiança dos consumidores, que iniciaram o ano mais motivados a consumir. O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve elevação de 4,9% no primeiro mês de 2019, chegando ao melhor resultado em 11 meses.
Além disso, o varejo vem se recompondo desde 2017 e em 2018 deve apresentar o primeiro aumento real no volume de vendas. A Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR revela que até novembro o comércio do Estado cresceu 6,56%.

Comércio X Serviços X Turismo
Dentre os três setores representados pela Fecomércio PR, o comércio varejista possui o maior nível de confiança, com 76,4%. Na edição anterior da pesquisa, os varejistas com expectativas favoráveis correspondiam a 50,7%.
O setor de turismo concentra 74,1% de empresários otimistas, que apesar da oscilação cambial, mostraram maior ânimo do que na sondagem anterior (53,3%).
O setor de serviços possui 67,1% de empresários confiantes, ante 48,8% no 2º semestre de 2018.

Número de funcionários
Os empresários também pretendem contratar mais em 2019. A parcela de empresas que planeja aumentar o número de colaboradores passou de 12,6% no 2º semestre de 2018 para 26,6% neste semestre. Já 63,1% intencionam manter o quadro funcional e apenas 5,9% deverá reduzir sua força de trabalho. No 2º semestre do ano passado, a parcela de empresas que pretendiam fazer demissões era de 16,5%.

Dificuldades previstas
As preocupações dos empresários também tiveram mudança. Na edição anterior da pesquisa, a maior dificuldade relatada era a instabilidade econômica, que passou de 79,8% para 60% neste semestre. Atualmente, o empresariado se mostra mais preocupado com a carga tributária elevada (62%).

Novos investimentos
Os investimentos também devem ser ampliados. Conforme o estudo, 39,5% das empresas pretendem investir em seus negócios neste semestre, contra 26,9% na edição anterior. As principais áreas beneficiadas devem ser reforma e modernização das instalações (22,8%), capacitação da equipe (16,6%) e publicidade (15,8%). Aperfeiçoar a área de informática (11,3%), investir em nova linha de produtos (10,2%), e novos pontos de venda (9,8%) também devem ser alvo de investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar