Brasil,

Professional Leader Coach - Profissional que ajuda a desenvolver times autônomos e ágeis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nôga Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Escuta ativa, apoio na jornada de descoberta e perguntas SMART são itens essenciais

O Professional Leader Coach (PLC) apoia o outro na jornada de descoberta, de modo a ajudar no desenvolvimento de seus liderados. A metodologia se baseia em relação de confiança, potencialização de talentos e tomadas de decisão. O coach atua como um cocheiro, que é o profissional que conduz a carruagem e visa te levar do estado atual ao almejado por meio dos recursos adequados. Neste sentido, os líderes da CINQ são certificados PLCC (Professional Leader Coach Certification). Esta iniciativa foi possível graças aos CINQ TECH Bootcamps sobre o tema (imersão de dois dias com Master Coach certificada na área), que aconteceram no segundo semestre de 2018.

Mas, quais as diferenças entre o Gestor, o Coach e o Mentor?

• O gestor visa a Resultados e a partir disso, resguarda políticas, regras, metas e recursos;
• O coach trabalha com comportamentos (reações a estímulos internos e externos);
• O mentor, por sua vez, ensina e treina o outro.

Para atuação como PLC é importante a compreensão da andragogia (estudo do adulto) para ajudar no desenvolvimento do outro, conforme pontos elencados abaixo:

1. Adultos precisam ser respeitados pelo seu crescimento e sua experiência;
2. Adultos são mais autônomos e precisam estar envolvidos no seu próprio aprendizado;
3. Adultos aprendem melhor fazendo e a experiência deve ser a base de suas atividades de aprendizado;
4. Adultos se interessam por assuntos que são políticos e possuem relevância imediata para seu trabalho e sua vida;
5. Adultos falam de problemas.

Neste sentido da andragogia, o desafio não é o fato de surgirem problemas, mas o de ajudar o liderado a focar nas alternativas (possíveis soluções). Para isto, neste processo de liderança coach, é necessário munir-se de recursos adequados. Dentre as ferramentas eficazes, recomendamos o modelo GROW, explicado a seguir:

G: Goal (meta) – Estabelecer a meta;
R: Reality (realidade) – O que está acontecendo agora?
O: Options (Opções) – O que poderia fazer?
W: What (O quê) – O que você vai fazer?

O modelo GROW objetiva a especificação de metas e desenvolvimento de competências, com o intuito de aprender novas habilidades, tomadas de decisões, progressão nas funções, desenvolvimento pessoal e profissional e estruturação de planos de ação.
O profissional coaching atua como um direcionador, por meio destas perguntas guias e não julgadoras, uma vez que o comprometimento do líder é tanto com a pessoa quanto com a meta. O objetivo final é potencializar a autonomia do outro.
Com isso, o processo de liderança profissional em coaching foca na solução, de modo a trazer objetivo SMART (específico, mensurável, alcançável, realista e com fator tempo - prazo). Para reuniões objetivas e com foco em resultados, utilizamos 3 perguntas-chave: Qual é a situação atual? Quais são as alternativas? Qual vamos adotar?

Observa-se que a liderança coaching ajuda no processo de andragogia e eficácia na relação líder e liderado, de modo a auxiliar na máxima de que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln)

Por Nôga Simões: Coordenadora de Marketing e Inovação na CINQ Technologies. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Estadual de Maringá. Professional Leader Coach Certification pela SLAC (Sociedade Latina Americana de Coaching). Formação Executiva em Tópicos Avançados em Estratégia Empresarial pela University of La Verne (California). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá, com título de láurea acadêmica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar