Brasil,

Transformação Digital: vantagem competitiva ou fator de destruição do negócio?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://www.euax.com.br/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A transformação digital está batendo na porta das empresas brasileiras. Entenda porque investir em tecnologia não é mais um diferencial competitivo, mas sim um fator de sobrevivência.

“A transformação digital precisa ser mais sobre pessoas do que sobre tecnologia.

Faz tempo que a transformação digital ultrapassou o campo da ficção e se tornou um caminho sem volta. Ela está acontecendo agora, nesse exato momento. Inteligência artificial, big data, computação em nuvem, blockchain, realidade aumentada, internet das coisas... Desde o final do século XX, a tecnologia vem assumindo um papel estratégico nas organizações e passou a ditar a forma como elas interagem com seus clientes.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Digital Global 2018, elaborada pela Riverbed, empresa de tecnologia da informação localizada nos Estados Unidos, 99% dos líderes acreditam que otimizar o desempenho digital é essencial para otimizar o desempenho dos negócios.

Segundo Rafael Correa, diretor de negócio da Euax, empresa especializada em Gestão de Estratégia, Projetos e Processos, é extremamente importante que os tomadores de decisão tenham consciência da necessidade de se adaptar às mudanças. “Hoje as organizações que não investirem em tecnologia estão fadadas à morte, é uma questão de sobrevivência”, aponta Correa.

Embora a maioria esmagadora dos líderes reconheça que a transformação digital tem um papel significativo nos negócios, 80% relatam que os serviços e aplicativos digitais importantes estão falhando em suas organizações, conforme pesquisa da Riverbed citada anteriormente. “Especialmente em momentos de crise, as empresas precisam lidar com muitas restrições orçamentárias, o que dificulta a inserção das inovações tecnológicas”, explica Correa. “Logo vem a importância de entender o que pode e deve ser aplicado como vantagem competitiva para a empresa e fugir de modismos que consomem recursos, mas não trazem resultados”, complementa.

Mas qual seria o segredo para implantar a transformação digital com sucesso? Para Rafael Correa não se trata de um “segredo”, mas sim de um elemento historicamente presente nas empresas: a cultura organizacional. “Ter um negócio digital é mais do que automatizar algumas atividades e ter aparelhos integrados com a internet. A transformação precisa estar na cultura da empresa, em seu DNA”, enfatiza o diretor de negócio. “Se a diretoria não estiver engajada fica difícil promover mudanças.”

Impactos da Transformação Digital na experiência do cliente

Ainda conforme a pesquisa da Riverbed, mais da metade dos líderes concordam que a transformação digital é um catalizador para melhorar o nível de satisfação e a experiência dos clientes. Um estudo feito pela IDC (International Data Corporation), com o patrocínio da Seagate Technology, prevê que a quantidade mundial de dados passará de 33 zettabytes em 2018 para 175 zettabytes em 2025, um aumento de incríveis 430% em apenas sete anos.

Graças ao big data analytics, hoje é possível disponibilizar as informações certas no momento certo para os clientes, promovendo interações personalizadas com a marca. “Os dados permitem que as empresas conheçam o comportamento de seus clientes e, dessa forma, possam antecipar hábitos e desejos”, explica Claudio Costa, sócio diretor da Euax Consultoria.

Claudio faz questão de lembrar que, ao se posicionarem como “negócios digitais”, as organizações precisam garantir que todo esforço, tempo e dinheiro investidos em tecnologia estejam, de fato, agregando valor aos consumidores. “A transformação digital precisa ser mais sobre pessoas do que sobre tecnologia, isso é fato. Não adianta eu investir em inteligência artificial, por exemplo, se o meu público-alvo não recebe bem esse tipo de tecnologia”, esclarece.

Conforme Costa, uma única experiência negativa é capaz de destruir anos de relacionamento com a marca. Confira algumas dicas do especialista para implantar a transformação digital na sua organização de forma efetiva, conciliando com a experiência do cliente:

4 dicas para implantar a Transformação Digital na sua organização

1. Entenda as necessidades dos clientes

Não é porque uma nova tecnologia foi lançada que as empresas precisam necessariamente adotá-la. É preciso ter critérios muito bem definidos para justificar os investimentos em TI. E nada melhor do que olhar para o perfil dos clientes na hora de pensar a estratégia de transformação digital. Às vezes aquilo que a organização acha superlegal não é tão interessante assim para os clientes do negócio. Por isso, é essencial adotar ferramentas para conhecer os consumidores do produto ou serviço em questão, como a Jornada do Cliente.

2. Otimize os processos de negócio

A transformação digital inclui também a automatização de tarefas repetitivas e a substituição de planilhas e outras ferramentas por sistemas centralizadores. Mas não adianta apenas automatizar o caos: é preciso garantir que os processos estejam redondinhos antes de partir para a ação. Portanto, executar iniciativas de mapeamento e transformação de processos são imprescindíveis para a sustentação do negócio.

3. Invista em projetos inovadores

Não existe transformação digital sem inovação: os dois caminham de mãos dadas. Ao contrário do que muitos imaginam, precipitadamente, inovar não é necessariamente criar algo do zero, mas sim fazer algo diferente que traga resultados para a organização.

Ao adotar esse pensamento, a transformação digital deixa de ser algo distante da realidade e se torna mais factível para a organização, dentro das suas possibilidades e do seu nível de maturidade em inovação. Para algumas organizações investir em projetos inovadores significa implantar um CRM, enquanto para outras pode ser a adoção de um robô de inteligência artificial.

4. Promova a cultura digital em todos os níveis da empresa

Como dito anteriormente, envolver o alto escalão da empresa na estratégia de transformação digital é indispensável. É preciso levar em consideração que a maior parte das decisões de investimentos serão tomadas por quem ocupa posições de liderança. Logo, para que seja viável implantar soluções tecnológicas que ajudem a entregar valor para o cliente é preciso disseminar uma cultura orientada à tecnologia por todos os níveis organizacionais.

Saiba mais sobre transformação digital acessando o site da Euax Consultoria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar