Brasil,

Indústria 4.0 chega ao mercado B2B

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Fernando Barros

As revoluções tecnológicas estão alterando a maneira como as pessoas e as empresas vivem, trabalham e se relacionam. Como as que a precederam, a revolução 4.0 tem a capacidade de melhorar o potencial das companhias e dos indivíduos. Em negócios B2B, a tecnologia envolvida neste movimento torna possível produtos e serviços atenderem às expectativas e necessidades de clientes. Ou seja, é possível vender mais!

Na revolução 4.0, toda operação é desenhada para que seja possível coletar dados, analisá-los e projetá-los. A ideia é criar uma rede na qual as máquinas possam se comunicar entre si e com as pessoas, conhecidas como Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e Internet das Pessoas (Internet of People - IoP). Estabelecer sistemas inteligentes que monitorem o estado geral ou o desempenho do produto e poder ter o controle sobre seus resultados para otimizar processos e ter autonomia são os principais ganhos que todos os dados gerados trazem à organização.

Analisá-los viabiliza a definição de estratégias de marketing que direcionam tanto na produção de conteúdos para atrair novos clientes e expandir mercado, como permite que produtos, tecnologias e estratégias de negociação sejam elaboradas para suportar as demandas do mercado crescente e cada vez mais conectado.

Com a revolução 4.0, as empresas do segmento B2B necessitarão de uma plataforma de e-commerce, requisito mínimo para que dados sejam coletados e usados em favor da organização. Quando este grande volume de dados é consolidado com o uso de um big data, o e-commerce tem a capacidade de analisar o perfil do cliente, descrevendo-o por meio de suas principais características, além de poder ser capaz de acompanhar seus interesses. Ou seja, torna-se mais fácil elaborar estratégias de operação, por meio de gráficos e reports, garantindo maior eficiência e eficácia no momento das vendas.

Com isso, a empresa se torna apta para se relacionar com seus clientes de maneira assertiva, por meio de um olhar mais analítico. Com os dados coletados cria-se uma vantagem, a de transformar reuniões - que antes eram comerciais - em encontros estratégicos para que os vendedores tenham informações para guiar uma conversa produtiva e de resultados.

Para que a empresa se desenvolva, é preciso definir estratégias de marketing estruturadas alinhadas ao alcance de novos mercados, gerando conhecimento com os dados obtidos da revolução 4.0. Por isso, a inovação é o caminho das pedras para manter-se competitivo no mercado atual.


*Fernando Barros é CEO da Atma, plataforma de comércio eletrônico especializada em soluções de inteligência de negócios B2B.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar