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7 maneiras de ter um ambiente de trabalho saudável em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: http://www.honeycomb.do
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O ambiente de trabalho está em uma mudança sem precedentes. As pessoas querem ter mais autonomia, ter uma sensação de estabilidade, aprender dentro do trabalho e se envolver com ambientes que estejam conectados com seu propósito. Conheça 7 práticas que podem criar mais harmonia no escritório.

“Em um time com segurança psicológica, as pessoas sentem-se seguras em correr riscos perto de outros membros do time.

Ano novo, mesmo escritório. Mas sensação de voltar ao trabalho não precisa ser ruim. Ou pelo menos não deveria. Para fugir desta sensação, cada vez mais as pessoas estão buscando atividades em que elas possam trabalhar com autonomia, transparência e que estejam conectadas com seu propósito. Isso também tem feito as empresas mudarem. Novos modelos de gestão, mais participativos e que promovem mais engajamento do time tem se espalhado em várias partes do mundo.

Uma destas soluções de gestão é o Honeycomb, startup que criou uma plataforma de gestão estratégia totalmente transparente. Para quem começou o ano com a sensação de que é hora de mudar a forma como conduz os negócios, os fundadores Maxim Kejzelman, Fel Mendes e Ana Julia Ghirello apontam 7 tendências saudáveis para 2019:

1. Promova um ambiente seguro para as pessoas

“Em um time com segurança psicológica, as pessoas sentem-se seguras em correr riscos perto de outros membros do time. Eles sentem-se confiantes de que ninguém irá constranger ou punir ninguém por admitir um erro, fazer uma pergunta ou oferecer uma nova ideia”. Este é um trecho de um estudo que a Google publicou recentemente chamado “Project Aristotle”, que analisa o que faz os times serem eficientes. E qual o fator que mais contribui para o desempenho? Confiança. É preciso, sim, ter espaço para não precisar ser o profissional perfeito. Um time é composto por pessoas e pessoas são naturalmente vulneráveis. Aceitar essa vulnerabilidade faz com que o time sinta-se mais propenso a ser colaborativo.

2. Deixe metas da empresa claras para todos

Estamos acostumados a focar nosso trabalho nas tarefas que temos que cumprir. E raramente sobra tempo para entender para onde a empresa está indo. Uma solução de gestão que resolve este problema são os OKR (Objectives and Key Results). Criada nos anos 70 pelo CEO da Intel, é uma metodologia para definir objetivos claros, mensuráveis e relevantes e alinhá-los de forma simples e flexível com a equipe. Ainda hoje é o modelo usado pela Google para seus mais de 60 mil funcionários. Trabalhar sem ter uma visão macro do todo é desgastante: o trabalho começa a parecer repetitivo, interminável. Quando todos sabem para onde estão indo, fica mais fácil chegar lá.

3. Deixe claro o que cada um está fazendo

Não há nada pior do que a sensação de que estão escondendo algo de você. Ou que você não sabe exatamente de tudo o que se passa. Ao mesmo tempo uma falsa sensação de proteção nos acostumou a esconder nossa rotina de trabalho. Em vez de se proteger, os membros da equipe vão se isolando. Com a visão estratégica clara e todos sabendo o que cada um está fazendo o time fica mais eficiente. Este tipo de comportamento isola as pessoas e faz com que não consigamos enxergar as dificuldades alheias. Um espaço de trabalho em que cada um sabe o que todos estão fazendo tende a criar empatia entre as pessoas.

4. Faça com que as pessoas saibam como o trabalho delas impacta na empresa

Saber o que cada um tem que fazer é importante. Mas tão importante quanto é saber o porquê. Uma vez que a estratégia da empresa está clara, entender como o trabalho de cada um do time impacta no resultado final é um passo importantíssimo para gerar engajamento. Trabalhar com OKRs também ajuda a fazer com que o senso de responsabilidade não seja um fardo. E quando cada um entende como seu trabalho atua dentro do todo, também entende como poderá ser um agente da transformação deste todo.

5. A responsabilidade do sucesso não é apenas do chefe

O antigo paradigma do trabalho deixava claro: o líder é o salvador da pátria. Ele é quem guiará o time para o sucesso e essa caminhada só depende das decisões que ele tomar. Só que uma cabeça pensa menos do que várias cabeças juntas. E para responder às demandas com a rapidez que o mercado exige, um time com maior contexto vai entregar melhor. Quando o time tem o contexto da estratégia da empresa e entendem qual o papel de cada um, é natural que todos sintam-se responsáveis pelo futuro.

6. Faça reuniões focadas na estratégia da equipe

Uma hora, uma vez por semana. As reuniões precisam deixar de serem banalizadas. Para não ser preciso sobreviver a uma reunião que poderia ter sido um e-mail, é importante focar as reuniões no que está sendo feito para atingir metas. Isso direciona os projetos. Limitar e honrar o tempo da reunião ajuda a manter o foco apenas no que é principal.

7. Deixe acordos claros e diminua a ansiedade

Como funciona o processo de tomada de decisão? Qual a política salarial da empresa? Quais as razões para o desligamento ou contratação de alguém? Perguntas como essa naturalmente surgirão e quase mais importante do que as respostas é a necessidade de que cada um dentro do time as conheça. Uma vez que uma pessoa sabe as razões pelas quais ela merece ser promovida ou demitida, há muito menos ansiedade.

O Honeycomb é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda negócios a operarem com total foco e transparência. Todas as pessoas têm uma visão clara de quem está fazendo o quê e por quais objetivos cada um é responsável. Conecte propósitos, trabalhe com autonomia e entregue resultados.


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