Brasil, 26 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Liderança: a arte de gerir emoções - por Marco Cassel*

Liderança, antes de qualquer coisa, é a arte de equilibrar emoções e provocar estímulos positivos, criativos e motivadores.

O equilíbrio das emoções é o cerne desta arte. O líder deve reconhecer suas emoções e de seus liderados e saber lidar com elas, para estimular tudo aquilo que existe de melhor em si e nos outros.

Um líder pode ser formado, desde que as habilidades emocionais de um indivíduo sejam trabalhadas e ele consiga administrá-las. Treinar uma pessoa, pensando apenas num comandante que fará os outros cumprirem regras, não é formar um líder, mas um gestor operacional, e o verdadeiro líder é, principalmente, um gestor emocional.

Algumas características do verdadeiro líder:
• Atrai os outros para si através de seu equilíbrio emocional;
• Valoriza a importância de todos dentro da equipe;
• É escolhido naturalmente, pois a verdadeira liderança é emocional (o líder nem sempre é aquele escolhido “oficialmente” para liderar);
• Estimula a formação de novos líderes;
• Compartilha o conhecimento;
• Estimula a criatividade;
• Toma a iniciativa diante das situações e é colaborativo;
• É proativo;
• Foca nas soluções e não nos problemas;
• Não trabalha apenas para solucionar problemas, mas estimula em seus liderados a força e o entusiasmo para resolvê-los;
• Dá direcionamento correto às suas emoções e às da equipe;
• Possui um estado de espírito que tranquiliza a todos.
Poderia citar muitas outras características de um verdadeiro líder, mas a mais importante é a sensibilidade para reconhecer e administrar suas emoções e as de seus liderados e utilizá-las em favor da equipe. Para isso, o candidato a líder deve, em primeiro lugar, buscar o autoconhecimento emocional, descobrindo em quais circunstâncias sente determinadas emoções e como reage a elas. Esse estudo o permitirá administrá-las positivamente, sempre que surgirem. Também conhecer cada membro da equipe e como reagem emocionalmente às diversas situações, para que possa administrar e direcionar os talentos da melhor maneira possível.

Estamos vivendo um período de muitas transformações no mundo corporativo, dentre elas a migração de perfis das equipes: de equipes meramente cerebrais e cumpridoras de regras, para equipes emocionais e criativas. Por isso, a forma como reagimos às emoções é fundamental. O aspecto emocional é tão ou mais importante do que o intelectual dentro das organizações, porque quando as pessoas não estão respondendo bem às próprias emoções ou às do ambiente, não existe conhecimento técnico que faça a equipe responder positivamente e melhorar os resultados.

Por isso, liderar é a arte de equilibrar emoções e provocar estímulos positivos, criativos e motivadores.

*Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas. www.marcocassel.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !