Brasil,

Confira os principais métodos ágeis para empresas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiz Valloto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Scrum, Kanban, Extreme Programming (XP) são processos que estão aumentando a produtividade dos times de tecnologia

Adotar o gerenciamento ágil de projetos pode aumentar consideravelmente as perspectivas de sucesso de uma empresa. Isso porque as metodologias ágeis prezam mais pela entrega do produto ou serviço do que pela documentação, que se restringe ao que é essencial. Geralmente, elas trabalham com ciclos ou iterações (processo na programação) curtas, onde ao final de cada um tem-se um produto entregável. Como o próprio nome diz, proporcionam mudanças mais rápidas e, portanto, se adaptam ao contexto atual marcado pela tecnologia, dinamismo e competitividade.

Dessa forma, com feedback contínuo, comunicação consistente e envolvimento entre times pequenos, mas altamente especializados, também é evitado o retrabalho. A Impulso Agile, unidade de negócios da Impulso que oferece Consultoria Ágil em nível organizacional e treinamentos, explica como funciona os três principais métodos ágeis.

Scrum

É um dos métodos ágeis mais usados no mundo, sendo que a popularidade pode estar associada à possibilidade de ser integrada a outros frameworks. Quem participa de um projeto Scrum, conhece desde o início a lista de funcionalidades a serem executadas em cada ciclo de desenvolvimento, que neste caso se chama sprint. Há reuniões de planejamento, andamento e alinhamento sobre o que foi entregue em cada período.

O Scrum prevê o uso de práticas iterativas e incrementais, cuja promessa é maximizar o tempo disponível para a produção de trabalho útil. É guiado por um(a) Product Owner, que tem autoridade para determinar o que estará e o que não estará na versão final do software. Tem um timebox bem definido, sendo o mais comum aquele que dura duas semanas.

Kanban

Criado na fábrica japonesa da Toyota, é um método que sinaliza todas as fases do processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. O objetivo é identificar previamente os gargalos que possam surgir, além de definir de forma clara quais são as prioridades do projeto de software. Na prática, prevê um quadro que divide as atividades em: to do, doing e done.

Nesse formato, o timebox é mais fluido e os meetings são feitos à medida que a equipe sente necessidade ou quando é demandada uma entrega maior previamente acordada. A inspiração é o método de gestão Lean, que quer dizer enxuto.

Extreme Programming (XP)

Agilidade no desenvolvimento da solução, economia de recursos e qualidade do produto são as premissas desta metodologia. Para isso, valoriza a existência de soft skills como comunicação, feedback, coragem, respeito e simplicidade em toda a equipe. Também é bastante baseada em testes, além de prever a programação em pares.

No dia a dia, há reuniões de planejamento (planning game) com duração de aproximadamente 15 minutos (stand up meeting) para alinhamento. As entregas ao cliente são frequentes e, portanto, ele deve estar sempre à disposição. Outro conceito presente neste modelo é o refactoring, que impõe a necessidade de melhoria contínua.

Todas essas ferramentas ajudam no processo de entrega do projeto. A agilidade, imposta pela experimentação e não pelo planejamento, aumenta a autonomia, flexibilidade e liberdade do(a) profissional em escolher qual caminho seguir para concluir o projeto, fortalecendo o conceito de Futuro do Trabalho.

Sobre a Impulso:

A Impulso é um ecossistema aberto de tecnologia para favorecer o desenvolvimento tecnológico, oferecendo soluções que beneficiam tanto empresas de todos os segmentos, quanto profissionais de tecnologia. A empresa está organizada em nove unidades de negócios (Team, Network, Agile, Remote, Research, Academy, Mentoring, Meetups e Shop), que atuam de forma independente, porém complementar. Suas soluções proporcionam a capacitação de profissionais, aprimoramento de soft e hard skills ligadas ao Futuro do Trabalho e ao desenvolvimento de software, relacionamento e conexão entre diferentes pessoas, habilidades e soluções. Com o propósito de acelerar a revolução tecnológica nas organizações, além de profissionais para compor times de tecnologia, a Impulso oferece consultoria em gestão e governança, treinamento ágil e implementação do trabalho remoto para potencializar os mais diversos níveis de gestão de uma empresa. Além disso, a Impulso possui um serviço de coleta, análise, enriquecimento e consolidação de dados para avaliar habilidades de profissionais e times de TI da sua rede dando apoio à tomada de decisão para empresas de todo segmento. Graças a esse modelo de negócios único, a empresa já entregou mais de 700 projetos com sistemas em diferentes stacks tecnológicos e nos mais diversos níveis de complexidade, e conta com uma comunidade com mais de 5 mil profissionais de tecnologia, que buscam conhecimento, desenvolvimento de suas carreiras, autonomia e conexão de propósitos pessoais e profissionais. Fundada em novembro de 2017, possui clientes como Sony Music, Veloe/Alelo, ESPN, Bio Ritmo, Somos Educação, Citrix, Lojas Americanas, M4U/Cielo, Creditas e Descomplica.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar