Brasil,

No Primeiro Semestre De 2018, Movimentação De Cargas Registra R$ 2,8 Trilhões

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Spedanieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Houve aumento de 40% na movimentação de cargas na comparação com o primeiro semestre de 2017

Segundo dados da AT&M (www.atmtec.com.br), líder no processo de averbação eletrônica para o transporte de cargas, registrou de janeiro a junho 2018, R$ 2,8 trilhões em movimentação de cargas no país, sendo que no mesmo período de 2017, o valor chegou a R$2 trilhões. No período comparativo, foi registrado um aumento de 40% em relação à movimentação de cargas. “Em junho, após a greve dos caminhoneiros, foram registrados R$ 522 bilhões, maior movimentação de cargas no semestre mostrando a recuperação do setor, contra R$ 401 bilhões movimentados em maio, no auge da crise da paralisação.”, explica Vagner Toledo, sócio diretor da AT&M Tecnologia, que atende mais de mais de 26 mil empresas, entre transportadoras, corretoras, seguradoras e embarcadores para o processo de averbação eletrônica das cargas movimentadas em todo o Brasil.

O executivo explica que apesar das dificuldades que o setor de transporte de cargas enfrenta, assim como roubo de cargas, discussões sobre os custos do frete e combustíveis, carga tributária elevada, os empresários do setor estão ajudando para a recuperação da economia de forma positiva. Veja abaixo o desempenho dos últimos meses.

Janeiro: R$ 438,6 bilhões

Fevereiro: R$ 444,8 bilhões

Março: R$ 502,7 bilhões

Abril: R$ 469,3 bilhões

Maio: R$ 401,1 bilhões (auge da greve dos caminhoneiros)

Junho: R$ 522,1 bilhões (recuperação da greve dos caminhoneiros)

Fonte: AT&M com base na movimentação de 26 mil empresas de transporte no Brasil

SOBRE A AT&M – Fundada em 1996 e com escritórios localizados nas cidades de São Paulo e Indaiatuba (SP), hoje a AT&M Tecnologia é uma empresa líder no processo de averbação eletrônica do seguro da carga. Por mês, a AT&M transmite mais de 80 milhões de documentos de seguros e possibilitando a troca de informações entre transportadoras, corretores, embarcadores e companhias de seguro. É responsável pela quase totalidade das companhias de seguros que atuam no segmento de transporte de cargas e em torno de 800 corretores. Detém em torno de 95% do mercado de sistemas e serviços para a averbação do seguro de transporte de carga.

Há mais de 22 anos, a AT&M inovou o mercado com a criação do processo de averbação eletrônica. Há muitos anos, o processo de averbação das cargas no Brasil era feito manualmente. “As pessoas faziam o cálculo das cargas para o seguro, separando por origem e destino e enviavam cópias e conhecimento de transporte das guias de transportes para as seguradoras calcularem o valor dos prêmios dos seguros. Por meio da tecnologia EDI, da época, criamos uma base para o processo de averbação eletrônica no país, de forma inédita”, explica Flademir Lausino de Almeida.

Atualmente utilizando tecnologias de ponta como BigData, API Server em ambiente redundante escalável de alta disponibilidade, oferece ao mercado uma solução sólida e altamente confiável.

A transportadora quando emite os CT-es (conhecimentos de transporte) e o embarcador quanto NF-e (Nota fiscal eletrônica), essas informações ficam registradas no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria. Depois, para o transporte adequado da carga de forma segura, as transportadoras e embarcadores precisam averbar suas cargas, que significa coletar todas essas informações, checar para saber se os dados da carga estão coerentes com a apólice do seguro do cliente e transmitir essa informação por meio de avançados sistemas de tecnologia para a companhia de seguro.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar