WGSN faz levantamento dos cinco principais desafios que empresas irão enfrentar nos próximos anos
Autoridade mundial na previsão de tendências fala sobre áreas estratégicas que as companhias devem estar atentas
Alguns desafios são comuns a todas as empresas que queiram se manter relevantes no mercado, não importa o ramo em que atuem. A WGSN – autoridade mundial na previsão de tendências –, mapeou quais são cinco principais desafios que as companhias enfrentarão no futuro. Movimentos nos quais as marcas devem se planejar para antecipar-se a demanda. São eles:
Economia da emoção
Cada vez mais presente nas estratégias de contato com o consumidor. Segundo a ONU, o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo e o segundo mais recorrente em casos de depressão. Para tentar minimizar essas questões, empresas precisarão atuar em experiências que sejam mais significativas para seus consumidores. Um bom exemplo é o Biocol Labs - empresa que fabrica 'pílulas' que trazem o bem-estar como a caixa 'something for dreaming' (ou 'algo para sonhar' em tradução literal).
Estratégias para mídias sociais e organização de movimentos sociais
Segundo a We Are Social - 88% dos brasileiros se engajaram em algum movimento social no último ano. Até mesmo os influenciadores de redes sociais que lutam por uma causa vêm ganhando popularidade entre os seguidores, no Brasil vemos perfis como a da Nátaly Neri, Mirian Bottan e Um Ano Sem Lixo, crescendo.
As marcas estão sendo cada vez mais cobradas para se posicionarem sobre assuntos polêmicos e sociais. Nesta mesma onda, as estratégias de marketing também estão se voltando as redes sociais, principalmente ao Instagram: museus instragramáveis como o Museum of Ice Cream e Cheetos Museum são sucesso na rede. Para Nina Giglio, Executiva de Marketing da WGSN Latam, "Entramos em uma era em que precisamos postar para existir".
Tendências de Marketing
Segundo a Morning Consult, 75% dos consumidores nos EUA consideram anúncios intrusivos e 79% das pessoas preferem comprar de uma empresa que tenha propósito social.
O que podemos tirar de insight desses dados, segundo a WGSN é que empresas precisam ter foco no conteúdo para se aproximar do seu público - em tempos que as pessoas estão mais resistentes a campanhas de marketing. Uma boa maneira é investir em podcasts, cada vez mais populares, além de usar a inteligência artificial para experiências mais personalizadas ao consumidor. Outra tendência é o chamado Hackvertising - estratégias de marketing que hackeiam e 'enganam' o sistema.
Oportunidades da sustentabilidade
'O verde é o novo preto', estamos passando por uma transformação em que o plastic base dá lugar para o plant based - Se antes a sustentabilidade era um bônus, agora ela é essencial para a decisão de compra. Empresas antenadas com o que o consumidor pede tentam reduzir seu impacto no meio ambiente ou até chegar próximo do zero: um bom exemplo é a Naked Shop da marca Lush, que não utiliza embalagens nos produtos. Outras fortes tendências nesses setores são re-comércio e o cuidado pós-venda, ambas priorizando a durabilidade dos produtos.
Futuro do Varejo
É preciso entender o que o consumidor quer das empresas. De maneira geral, a WGSN destaca:
Ajudar a melhorar a vida das pessoas e focar em inovação
Reumanizar o físico do varejo
Produtos duráveis e reciclados
Em vez de incentivar só o consumir, ajudar a manter e transmitir
Vendendo com propósito
Um mundo para comprar – lojas que oferecem experimentar antes de comprar
Compra pelo Instagram e Pinterest– compra e busca por imagens
Por fim, a pergunta que fica: sua marca estará preparada?
Para ajudar a refletir sobre isso, é importante que os líderes pensem em questionamentos relevantes sobre o cenário, assim como os seguintes direcionamentos:
Quais emoções sua marca está vendendo junto com o produto?
Como sua marca pode criar momentos significativos?
Quais os valores da sua marca? E como passar isso pro público?
Como ajudar o consumidor a ter uma vida melhor, indo além do produto?
Caso queira conhecer mais sobre essa e outras tendências, entre em contato com a assessoria WGSN.
SOBRE A WGSN
A WGSN é líder mundial em tendências e previsões. Suas soluções incluem: previsão de tendências de moda e estilo de vida, análise de dados, validação de produtos por fontes colaborativas online e serviço de consultoria especializada. A WGSN se foca em ajudar seus clientes a conquistarem um sucesso ainda maior. Alguns dos negócios mais criativos e inovadores do mundo utilizam as soluções da WGSN – desde marcas multinacionais até designers independentes. Mais de 92% dos seus clientes dizem que continuam a confiar na consultoria ano após ano, pois o serviço dela melhorou a lucratividade e o conhecimento deles para entrar em novos mercados com confiança.
80% dos negócios que utilizam soluções de tendências escolhem a WGSN;
Mais de 350 especialistas, com clientes em 86 países;
Mais de 6.000 clientes corporativos confiam em nossas soluções;
Mais de US$ 20 milhões de investimento anual em produtos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário