Brasil,

O que o mercado quer?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Carlos e Matheus exercem a mesma função. Carlos fez do trabalho sua atividade central, sempre solícito e próximo ao seu chefe, é o primeiro a chegar e o último a sair. Disponível a todo momento para executar suas ações de forma precisa. Responde e-mails até mesmo aos finais de semana e férias. Matheus entra às 9 horas e sai às 18h em ponto. O que for solicitado fora do combinado, é solicitado para seus superiores um reajuste dos seus entregáveis. Não trabalha aos finais de semana, férias ou feriados. Mas dedica uma hora por dia para estudar, fazer cursos e aprimorar sua carreira. Tem mais de 15 certificados de finalização de cursos.

Quando a crise apertou e ambos perderam o emprego, qual dos dois conseguiu realocação no mercado? A resposta é óbvia e por mais “injusta” que possa parecer, não é.

Tudo ao nosso redor muda o tempo todo. A Revolução 4.0 já faz parte do passado, praticamente. Ou você é o Matheus ou o Carlos. As empresas estão ávidas por mudanças e colaboradores que tenham em seu âmago o espírito inovador o que claramente fez com que muitas pessoas de diferentes faixas etárias, saíssem de sua zona de conforto. Crises econômicas transformaram o mercado e mudaram a cultura dentro das organizações, que adotaram processos mais ousados e independentes com posturas competitivas para arriscar em novos negócios, desenvolvimento de produtos e tecnologia. E com isso, profissionais com o perfil empreendedor ganharam destaque. Os intraempreendedores.

Daniel Schnaider, professor em cursos de pós-graduação de Intraempreendedorismo sabe bem o que o mercado procura. Sócio diretor na SCAI Group, Schnaider participa de diversas reuniões com empresas que buscam por um “golpe de ar” durante o mais lento ciclo de retomada econômica pós-recessão da história brasileira. Colaboradores que criam e implementam ideias, buscando com capacidade analítica diferenciar cenários e encontrar possibilidades de crescimento tornaram-se parte do “dream team”.

Mas tornar-se um intraempreendedor requer uma mudança de paradigma, novos comportamentos, competência técnica e conhecimento. Elementos encontrados mais facilmente em jovens executivos, o amplo acesso a internet e a informação, além de torná-los mais exigentes, possibilitou também a oportunidade de crescerem, empreenderem e mudarem as relações de interação, de trabalho e consumo a seu favor. A constante para o mercado é inovação, busque a sua.

*Daniel Schnaider, sócio diretor da SCAI Group e autor do livro Pense com Calma, Aja Rápido, da BestBusiness, grupo Editorial Record é economista, especializado em reestruturação de empresas, gestão de crises e efeitos de tecnologias disruptivas. Aos 14 anos foi um dos pioneiros no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico no mundo, quatro anos depois fundou uma das primeiras empresas que fez do celular um meio de pagamento. Em 1996, foi recrutado pelas Forças Especiais do Serviço de Inteligência de Israel, onde participou de inúmeros projetos ultrassecretos de segurança nacional. Participou do grupo que fundou a Unidade Global de Tecnologia da IBM. Palestra sobre "O Segredo da Máquina de Inovação de Israel", “O Futuro da Liderança e do Emprego em tempos de Globalização e Inteligência Artificial”, "Estratégia Militar Israelense aplicada ao seu negócio" e já ministrou treinamentos para empresas como: Eletrobras, Petrobras, Governo de São Paulo, Ministério da Agricultura, OAB-SP entre outras.

Sobre o livro: Pense com calma, aja rápido é um livro fundamental para o executivo que lida com uma realidade cada vez mais complexa: a necessidade de equacionar qualidade, rapidez e preço competitivo, lidando com tecnologias que aumentam a imprevisibilidade dos negócios em um ambiente macroeconômico altamente volátil.
Conhecendo as ferramentas essenciais para realizar um exame meticuloso (e frio) da sua companhia ― partindo de detalhes em processos até chegar à liderança principal ―, você será capaz de tomar as melhores decisões, além de reverter a situação mesmo em tempos de crise!

Ficha Técnica: Pense com calma, aja rápido
Editora: BestBusiness
Autor: Daniel Schnaider
Assunto: Administração/Empreendedorismo