Brasil,

Cinco cuidados que franqueados e varejistas precisam ter na gestão financeira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cinco cuidados que franqueados e varejistas precisam ter na gestão financeira

Por Henrique Carbonell*

Disciplina, atenção, foco e planejamento são características indispensáveis para qualquer administrador do varejo que quer realizar uma boa gestão do negócio. E esse aspecto ganha mais força especialmente para o empresário de pequeno porte, que entende que a prosperidade dos resultados passa por observar, com atenção, indicadores financeiros.

É preciso ter controle e visão de toda a operação, em aspectos como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, administração das vendas realizadas por cartão de crédito e de débito e visualização e projeção da receita a partir da análise correta do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Em um momento em que as informações estão disponíveis em uma velocidade cada vez maior, recorrer ao tradicional método de realizar a gestão das finanças da sua loja por meio de planilhas e tabelas pode oferecer altos riscos. Informatizar e categorizar os dados permite ao varejista otimizar esses cuidados. E isso se dá nos seguintes aspectos:

Controle do fluxo de caixa

Sistema nervoso central de qualquer administração, manter as receitas e as despesas sob controle é essencial para uma boa gestão do fluxo de caixa. No varejo, é especialmente importante ter em mente que a divergência entre vencimento de compromissos financeiros e a geração recorrente de caixa pode gerar um descasamento, prejudicando a saúde financeira da empresa. Compreender como utilizar os recursos financeiros de acordo com as especificidades do negócio, mantendo a solvência, pode ajudar o empreendedor a planejar reinvestimentos e novas alocações de recursos em momentos imprevistos.

Gestão das vendas por cartão

O uso do plástico pelos consumidores é cada vez mais comum. E com isso, aumenta o desafio do varejista em realizar esse controle de forma eficaz. A negligência na chamada conciliação nas vendas por cartão de crédito e de débito pode gerar prejuízos para o varejista. Muitos empresários ainda não compreendem a importância da conciliação bancária e das vendas por cartão na gestão financeira da loja. Uma boa gestão nesse sentido pode evitar possíveis fraudes em operações efetuadas ou cobranças duplicadas.

Cuidado com Fraudes

E por falar em fraudes, esse ponto merece uma atenção especial. Sobretudo quando falamos de meios de pagamentos. Em 2017, o varejo foi o segundo setor mais atingido pelas fraudes, atrás apenas do segmento financeiro, de acordo com um levantamento do Grupo New Space. Recorrer à tecnologia é inevitável para que os empresários do varejo consigam mitigar as fraudes nas vendas, que podem ocorrer tanto na parte de pagamento (clonagem de cartão, falsificação de assinatura e registro incorreto de preços de produtos) como também na própria parte operacional, como troca de mercadoria e embalagens fechadas com produtos trocados.

Atenção com fechamento de caixa

Assim como o fluxo de caixa, o fechamento de caixa também exige cuidados especiais. A divergência entre a conferência de valores e a checagem das operações realizadas no período pode prejudicar todo o planejamento financeiro. Deste modo, a precisão nos cálculos para a relação exata dos saldos das movimentações se faz fundamental. Aqui incluem as comprovações das vendas feitas no crédito e no débito, em cartões de benefícios e no dinheiro. É importante também segmentar os canais de pagamento, e no caso das vendas por cartão, especificar as bandeiras. Normatizar esses processos auxilia na conferência dos valores no ato do fechamento do turno.

Planeje o capital de giro

Uma boa gestão financeira significa manter o ativo circulante superior ao passivo na maior parte do exercício. Com isso, cria-se o capital de giro no azul, com menor risco às operações do negócio. A importância de realizar esse planejamento para manter o valor dos ativos superavitários permite ao varejista lidar com mais tranquilidade com o descasamento e as incertezas das entradas de recursos no caixa. Esse planejamento deve ocorrer a partir da eficiência na gestão de estoques e de contas a receber, e na otimização dos passivos, por meio de negociações com fornecedores, por exemplo.

*Henrique Carbonell é sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo. www.financas360.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar