Brasil,

Três perguntas para Celso Mariano, engenheiro e especialista multidisciplinar em trânsito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Lider
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um trânsito funcional e seguro se sustenta com base no tripé Engenharia, Esforço Legal e Educação. O desequilíbrio em qualquer dessas bases sinaliza que o trânsito vai mal. Essa é a opinião do engenheiro Celso Mariano, especialista multidisciplinar em trânsito, radialista, sócio-proprietário da Tecnodata Educacional e diretor do Portal do Trânsito. Para ele, "nossos problemas vão muito além de não termos educação no trânsito: temos problemas de educação para a cidadania". Confira a entrevista:

Recentemente, a OMS declarou que o trânsito melhorou no mundo, mas piorou no Brasil. Como o senhor avalia essa afirmação?

É triste constatar que mesmo após 20 anos de vigência de um Código que nos colocou no mapa dos países com potencial para humanizar o próprio trânsito, ainda patinamos no básico. Não cumprimos o bê-a-bá. Em boa parte, porque confiamos demais na letra da lei. Mas os problemas da mobilidade não se resolvem no papel.

O que é preciso para tornar o trânsito menos violento no país?

Precisamos fazer o básico direito. Nunca fizemos. Existem três E's que são a base de um tripé sobre o qual o trânsito funcional e seguro se sustenta: Esforço legal, Engenharia e Educação. Quando há desequilíbrio entre estas áreas, o trânsito vai mal. Apesar disso, não é só por termos defeitos nas áreas de Engenharia e Esforço legal que temos um trânsito ruim e violento. É especialmente por termos problemas na área de Educação que somos um país destacado entre os piores. Nossos problemas vão muito além de não termos educação no trânsito: temos problemas de educação para a cidadania.

Detalhando os três E's, chegamos ao seguinte: temos uma área de Engenharia que nos entrega veículos com defeito de fábrica, não damos a devida manutenção para nossos carros, usamos combustível caro e ruim, temos vias mal sinalizadas, buracos na pista, curvas que matam, etc.

Em relação à Educação: resumimos a algumas palestras na Semana Nacional de Trânsito ou no mês de maio, em algumas poucas escolas e empresas, pensamos que a autoescola será capaz de dar aquela formação cidadã e, para piorar, achamos que campanhas podem valer por programas, o que nunca fizemos pra valer.

E quanto ao Esforço legal: reduzimos o que deveria ser lei, fiscalização e punição a somente criação e aumento no rigor das leis. Somente dispor de uma lei rigorosa, sem a devida fiscalização, ou com recursos judiciais que troquem por cestas básicas o que deveria ser uma punição exemplar, é um desserviço.

Como funciona o programa "Nós do trânsito"?

O NÓS DO TRÂNSITO é um bate papo entre um especialista em trânsito e um educador sobre os problemas ou os "nós" do trânsito em nosso país. É um programa semanal, levado ao ar pelo YouTube em seu canal próprio, todas as segundas, às 19h. Os episódios são também publicados no Portal do Trânsito e no Facebook (fb.com/celso.a.mariano e fb.com/portal.transito), além dos canais privados da Tecnodata Educacional para 2.500 CFCs (Centro de Formação de Condutores) de todo país.

O material contém a análise e a opinião sobre os aspectos culturais; os comportamentais; a ética; e os valores do brasileiro neste enorme palco social que é o trânsito. O NÓS DO TRÂNSITO é uma ferramenta educacional para ilustrar e provocar discussões em sala de aula de CFCs e escolas e em grupos ligados à segurança em empresas (CIPA), além de diversos outros grupos em redes sociais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar