Como o seu e-commerce pode tirar o melhor proveito da Black Friday?
*Por Eduardo Hansel, Country Manager da PayU no Brasil
Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday tem ganhado força e espaço. Segundo pesquisa sobre o comportamento do consumidor nesta data, divulgada pela PayU, o que motiva as pessoas a comprarem na sexta-feira de descontos é a alta porcentagem de experiências bem-sucedidas em anos anteriores – cerca de 87% dos ouvidos não tiveram qualquer problema durante as compras de 2017.
Este é um dos fatores que indica que datas como essa estão cada vez mais na mente dos consumidores que aguardam o evento até mesmo para fazer as compras natalinas. Em 2018, 45% das pessoas vão aproveitar as promoções para comprar os presentes de Natal, de acordo com o mesmo estudo. Compreender o significado deste dia é essencial para que o e-commerce possa utilizá-la em seu benefício, além de impulsionar suas vendas.
Porém, como se preparar e aproveitar este dia para vender mais? As vendas online podem começar já na segunda-feira que antecede a grande data. Por isso, certifique-se de que você e seu e-commerce estão preparados para envolver com bastante antecedência os compradores famintos por pechinchas. Entre as estratégias para se preparar estão:
Crie senso de urgência
Enquanto os consumidores correm para conseguir as melhores ofertas na Black Friday, as marcas podem apostar em uma estratégia de marketing e ir contando os minutos junto com eles. O chamado marketing de escassez é o companheiro perfeito da Black Friday, já que a maioria das decisões desta data são rápidas e impulsivas. A combinação dos dois cria um senso de necessidade com um forte apelo para transformar os visitantes e observadores do seu e-commerce em compradores. Exibir um cronômetro online para incentivar os clientes a não perder as melhores ofertas pode dar um senso maior de urgência e incentivar a compra imediata.
Recompense seus clientes fiéis
Apesar do ritmo frenético da Black Friday, não podemos perder de vista o consumidor. Ao premiar clientes com ofertas especiais, você pode cultivar ainda mais vendas de fim de ano e atraí-los para seu programa de fidelidade. Recompensar os mais leais com uma oferta ainda maior de compra durante esse período é a chance de fidelização que seu e-commerce esperava. Clientes que se sentem valorizados se tornam engajados e criam um relacionamento duradouro com sua marca, além de atingir outras pessoas com divulgação espontânea e depoimentos.
Crie páginas de destinos para aumentar a performance do seu e-commerce
Para muitos e-commerces, o tráfego no site durante a Black Friday é maior do que em todos os outros dias do ano. Por isso é importante otimizar os sites. Crie páginas de destino com palavras-chave que dizem respeito ao universo do seu negócio. Adote as melhores práticas de SEO para segmentar termos específicos da Black Friday. Desse modo, você irá cultivar uma experiência online que permite aos usuários que procuram essas transações te achem com facilidade e acessem imediatamente uma página de seu site.
Ofereça frete mais barato ou até grátis
Se seus clientes não puderem - ou não quiserem - ir a uma loja física, você poderá convencê-los a fazer uma compra online sem despesas adicionais. Isso pode atrair, além de clientes que já compram pela internet, aqueles que tinham a intenção de ir à uma loja física. De acordo com o relatório da Future of Retail, quatro em cada cinco pessoas disseram que o frete grátis é um grande incentivo para comprar mais online, fazendo com que os clientes se sintam mais confiantes sobre compras em lojas virtuais, porque não vai custar mais do que em uma loja com quatro paredes.
Pense em ações para o m-commerce (mobile commerce)
Os dados que mostram o aumento da utilização de dispositivos móveis para compras online são impressionantes e essa tendência deve continuar aumentando. Isso significa que você, que faz a gestão de uma loja virtual, precisa pensar na experiência mobile de seu cliente. Deixe o seu site o mais fácil e intuitivo possível e invista em um modelo responsivo com qualidade e segurança.
Tenha uma solução completa para pagamentos
A vontade de vender e comprar estão mais próximas do que nunca. A oportunidade de bons negócios pode também acabar virando uma grande frustração se sua loja virtual não estiver preparada para receber pagamentos da melhor maneira. Ofereça diversidade em meios de pagamento online, para que seus clientes possam comprar como e quando desejarem, além disso, se assegure de proporcionar formas de pagamento seguras, se prevenindo de fraudes. Outro detalhe que pode impulsionar os negócios é a possibilidade de o cliente comprar com parcelamentos longos, assim você trabalha com condições mais competitivas e melhora a experiência do consumidor.
Seguindo estas dicas, temos certeza de que vocês farão excelentes negócios!
Sobre a PayU
A PayU usa seu histórico e experiência em meios de pagamentos para fornecer serviços financeiros em mercados emergentes. Com operações na Ásia, Europa Central e Oriental, América Latina, Oriente Médio e África, a PayU é a principal provedora de serviços de pagamento online em 17 mercados de alto crescimento, oferecendo um processo rápido, simples e eficiente para comerciantes e compradores em diferentes canais (desktop, dispositivos móveis, e-wallet e no varejo físico). Atualmente, opera com mais de 250 métodos de pagamento em mais de 25 moedas, alcançando quase 2,3 bilhões de consumidores potenciais. A PayU tem mais de 1.800 especialistas em pagamentos que dão suporte aos mais de 300 mil comerciantes e a milhões de consumidores que efetuam pagamentos por meio da ferramenta. A companhia integra a divisão de pagamentos online da Naspers Ltd que, na América Latina, incorporou Pagosonline e DineroMail, e as brasileiras Bcash e Fcontrol, sendo hoje uma das cinco principais empresas do setor na região.
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