Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulia El Halabi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Sete lições de Marketing Digital do maior evento da América Latina na área

O Marketing Digital já está dominando o mundo – é uma tendência global de mercado e compõe uma das principais profissões do futuro. O mercado da web 2.0 está sendo influenciado positivamente por essa prática. O sucesso se deve a dois fatores importantes: ações com base no comportamento do usuário e desempenho das ações digitais.

Esse foi o tema do RD Summit, que reuniu cerca de 13 mil pessoas e mais de 100 expositores em Florianópolis (SC), entre 7 e 9 de novembro. Tive a oportunidade de assistir a diversas palestras com nomes de peso na área, das quais tirei as seguintes lições para os profissionais de Marketing Digital:

1. Use a emoção.

Não importa qual ferramenta, estratégia ou técnica você vai utilizar. Faça-a com emoção. Tenha empatia com o seu público, entenda o que ele está sentindo, quais são seus gostos, suas dores, suas dificuldades, seus objetivos de marketing e de vida. Assim você conseguirá ter uma comunicação assertiva.

2. Seja gerador de boas experiências.

Foque em fornecer ao seu público uma ótima experiência. Seja presencialmente ou por meio do seu site, a vivência do seu usuário precisa deixar uma marca positiva. Deixe claro, em sua comunicação, que o principal objetivo é que o usuário tenha uma experiência única e de qualidade.

3. Dê atenção ao funil de vendas.

Em que momento da compra seu consumidor está? Ele já conhece bem sua empresa? Ele considerou que sua empresa vai ajudá-lo a resolver problemas? O cliente precisa passar por várias etapas até estar preparado para comprar o produto ou contratar o serviço. Assim, após a finalização da compra, ele será um advogado da sua marca, defendendo-a e recomendando-a.

4. Seja estratégico.

O mercado está saturado de pessoas que fazem mais do mesmo. É muito comum ouvir dizer que uma pessoa trabalha com marketing digital fazendo postagens no Facebook e no Instagram. Será que é isso que o cliente precisa? As redes sociais não são um depósito de registros, e sim canais de venda e relacionamento com o consumidor. É preciso pensar estrategicamente.

5. Estude sempre.

O mercado muda o tempo todo. Novas ferramentas são lançadas, atualizadas ou melhoradas. Para quem trabalha com Marketing Digital, o estudo é obrigatório. Se não nos atualizarmos, corremos o risco de ficar de fora do mercado.

6. Pense em 360º.

Cada profissional tem seu nicho de atuação: web designer, social media, profissionais de SEO, produtores de conteúdo e etc. Porém, mesmo um social media precisa entender o básico de design, Big Data, SEO, análise e diversas outras técnicas. O mercado busca profissionais que pensam na operação como um todo, não isoladamente. Saiba um pouco de tudo e domine uma técnica.

7. Não tenha medo.

A criatividade não tem limites. Por mais que você pense que algo é diferente ou ousado demais, leve a ideia para todo o time avaliar. Nenhuma ideia pode ser desperdiçada. A cada segundo, algo novo é lançado. Na cabeça do criador, inicialmente, era algo impossível, mas ele arriscou e deu certo. Faça isso também. Ouse!

As empresas brasileiras estão investindo e confiando cada vez mais em Marketing Digital. É preciso que todos nós nos ajudemos a crescer e expandir – pois, dessa forma, todos ganham.

Maria Carolina Avis é professora de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter e autora no site www.profmarketingdigital.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar