Tecnologia é essencial para construir um ambiente de trabalho saudável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://wp.me/p9irkc-11y

“O uso excessivo de redes sociais, por exemplo, pode contribuir para a distração dos funcionários e até causar desconforto entre os colegas.

Criar um ambiente corporativo confortável, organizado e altamente conectado é um dos requisitos para manter o ânimo dos funcionários. Uma recente pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, constatou que empregados felizes conseguem ser 12% mais produtivos durante o trabalho. Já o empregado infeliz é 10% menos produtivo. A felicidade, muitas vezes, está ligada ao ambiente de trabalho - como a comunicação interna e a transparência na relação entre empresa e empregados - e esses aspectos podem ser aprimorados com o uso da tecnologia.

Softwares

Para melhorar a comunicação entre gestores e funcionários, as companhias vêm investindo em diversos softwares corporativos. Um exemplo é a versão Business do Skype, que vem com funcionalidades extras para otimizar a comunicação interna. O programa permite agendar reuniões, fazer chamadas de vídeo com até 250 pessoas, entre outras ferramentas.

Outra opção para empresas que desejam manter os funcionários em contato é investir em softwares de compartilhamento de arquivos em nuvem, como o HOM, criado por uma startup brasileira. O HOM ainda possui funcionalidades específicas para quem trabalha em home office, melhorando a comunicação entre funcionário e empresa e tornando essa modalidade de serviço ainda mais transparente, por meio de registros de horários, relatórios de produtividade e acompanhamento de atividades.

Gadgets

O uso de gadgets muitas vezes contribui para agilizar tarefas, permitindo que as pessoas possam se dedicar a funções mais importantes. Um gadget útil é a caneta digital, capaz de captar o que alguém está escrevendo e automaticamente transcrever o texto para uma versão digital. A vantagem é que ela ajuda a racionalizar o uso de papel e, consequentemente, diminui a produção de lixo - além de economizar espaço em prateleiras e mesas. Outra opção que ajuda a diminuir a quantidade de papeis no escritório é um scanner portátil. Com ele, o conteúdo impresso em papel é automaticamente transferido para um computador ou smartphone.

Nos próximos anos, crescerá demanda de reconhecimento facial, diz Arie Halpern
Cientes da importância de ter um bom ambiente de trabalho, as grandes empresas já vêm investindo em escritórios mais agradáveis, que estimulam a criatividade e a produtividade. A Amazon, com seu projeto de sede-floresta, em Seattle, e o Google, que disponibiliza em seus espaços videogames, mesas de sinuca e decorações inovadoras são dois bons exemplos. Relatório da organização britânica Great Place to Work, que tem como objetivo incentivar ambientes de trabalho saudáveis, aponta que a melhora no ambiente corporativo diminui os dias de afastamento por doença de 6,3 por ano para 2,7 por ano, em média. A British Heart Fundation, outra instituição britânica da área, também comenta que a satisfação dos funcionários aumenta 25% em ambientes descontraídos, com resultados visíveis na produtividade da companhia.

É importante observar que o uso da tecnologia deve ser planejado e controlado. O uso excessivo de redes sociais, por exemplo, pode contribuir para a distração dos funcionários e até causar desconforto entre colegas. Portanto, é preciso haver equilíbrio e consenso de toda a equipe na hora de adotar novos procedimentos tecnológicos dentro do escritório.