Brasil,

Cinco passos para planejar a Black Friday em sua loja física

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Henrique Carbonell*

No Brasil, Black Friday é sinônimo de grandes descontos no comércio eletrônico. Sua origem, porém, remete ao varejo físico. Nos Estados Unidos, a tradição consiste nas promoções oferecidas pelas grandes lojas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado norte-americano. Por conta disso e pela ótima aceitação da data no mercado nacional, os principais varejistas também realizam campanhas durante o dia. Pesquisa da Serasa Experian, por exemplo, indica que as vendas físicas durante o fim de semana da Black Friday cresceram 4,9% em 2017. Para aproveitar melhor essa oportunidade, confira cinco passos para se antecipar à demanda e conseguir aumentar suas vendas.

1 – Prepare os estoques de forma antecipada

A primeira recomendação é justamente deixar o estoque de produtos pronto para atender um aumento de visitantes no estabelecimento. Durante uma grande campanha como esta, o consumidor deseja encontrar o produto que ele viu em um anúncio de divulgação – não há nada mais frustrante do que chegar à loja com uma vontade específica e descobrir que o item está esgotado. Identifique no seu portfólio quais objetos possuem uma maior saída e aumente a quantidade deles dias antes da promoção.

2 – Tenha controle da gestão do fluxo de caixa

Oferecer grandes descontos exige que o varejista tenha um grande planejamento e, principalmente, controle no fluxo de caixa. Não basta sair diminuindo os preços sem qualquer estratégia financeira. Caso contrário, o comércio pode até ter um aumento nas vendas, mas não conseguirá transformar esse número em rentabilidade. É necessário criar um plano de precificação que leve em conta todos os gastos envolvidos com a campanha. Assim, o lojista identifica os produtos que podem receber os maiores descontos e aqueles que terão uma redução mínima.

3 – Capacite a equipe de vendas

A sexta-feira da Black Friday não será uma sexta normal para a loja física. A tendência é que o local receba um número muito maior de clientes ao longo do expediente, cada um deles com desejos e dúvidas diferentes. Portanto, a equipe de colaboradores precisa estar pronta para atender essa demanda específica e auxiliar na conversão dos pedidos em vendas finalizadas. O ideal é realizar treinamentos semanas antes da data e oferecer materiais de apoio para que os funcionários possam tirar todas as dúvidas.

4 – Divulgue e faça ações de marketing

Não adianta se preparar da forma adequada, mas ninguém saber que sua loja está com promoções incríveis para a Black Friday, não é mesmo? Reserve parte do orçamento para criar campanhas e ações de marketing que ajudem a divulgar as promoções de seu estabelecimento para o público-alvo adequado. Faça estudos e levantamentos para entender o que seus clientes desejam receber das empresas e crie conteúdos nos canais específicos para atrai-los a seu comércio ao longo do dia.

5 – Mescle os descontos para ter preços mais agressivos

Por fim, identifique quais os produtos que merecem os descontos mais agressivos e quais devem sofrer poucas alterações. Além de ajudar a melhorar a rentabilidade do negócio, como já citado, essa prática permite que você gire o estoque da melhor forma possível. Itens que já possuem uma boa saída e têm apelo mesmo sem promoção podem receber descontos mínimos. Em contrapartida, itens de desejo com valor elevado ou aqueles que possuem dificuldades nas vendas podem receber alterações significativas para atrair os consumidores.

*Henrique Carbonell é sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo. www.financas360.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar