Brasil,

Aprenda a economizar no consumo de gasolina do carro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  DINO / Website: https://blog.youse.com.br/vc-numa-boa/aprenda-economizar-no-consumo-de-gasolina-do-carro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como saber se seu carro está consumindo mais combustível do que deveria? A gente explica para você.

Economia de combustível é uma preocupação constante dos motoristas. Mas como saber se o seu carro está consumindo mais gasolina e etanol do que deveria? A gente bateu um papo com Henrique Pereira, engenheiro mecânico e membro da Comissão Técnica de Motores da SAE Brasil (Sociedade Engenheiros da Mobilidade), pra descobrir a resposta. E ainda separamos algumas dicas que vão te ajudar a reduzir as visitas ao posto.

Pneus descalibrados
Dirigir com os pneus descalibrados é um dos hábitos que mais aumentam o consumo de gasolina no carro. Quando você deixa a calibragem de lado e o pneu fica murcho, a área em contato com o solo aumenta e o carro precisa queimar mais combustível para rodar.

Acelerar demais
Você não é piloto de Fórmula 1, então cuidado com o pé pesado! Exagerar a força na hora de pisar no acelerador ou freio também vai esvaziar o tanque mais rápido. Você pode até chegar no seu destino com uns minutinhos de antecedência, mas saiba que acelerações desnecessárias estão jogando energia fora.

Revisão em dia
Assim como os pneus, o motor também precisa receber a manutenção correta para que o carro funcione bem. Uma dica do Henrique é ficar atento aos prazos de troca dos óleos, filtros e velas. Com o tempo, todos esses componentes vão se desgastando e ficando sujos, fazendo com que o motor trabalhe fora das condições ideais. Assim, ele acaba precisando de mais gasolina.

Peso extra
Se você quer economizar combustível, usar o porta malas do carro como um armário não é bom. Carregar coisas desnecessárias no veículo vai pesar no seu bolso na hora de abastecer. Assim que chegar de uma viagem, por exemplo, é bom descarregar logo toda a bagagem que você não vai mais utilizar pra não dirigir com um peso extra por aí.

Ar-condicionado no máximo
Desligar o ar-condicionado é sim uma forma de economia, mas pode trazer desconforto nos dias mais quentes. Ao longo dos anos, o sistemas de ar passaram por uma série de evoluções que reduziram o consumo de energia em relação a modelos mais antigos. No entanto, ar ligado no máximo ainda significa consumo na certa.

Janelas abertas
Segundo o engenheiro Henrique Pereira, rodar com as janelas do carro abertas também faz o carro gastar mais, mas depende da velocidade. A partir dos 60 km/h, o vento passa a influenciar a aerodinâmica do carro. Isso porque o ar que entra pela janela começa a funcionar como um paraquedas, exigindo mais força do motor pra acelerar.

Ponto morto
Se você sempre acreditou que deixar o câmbio no ponto morto ajuda a economizar gasolina, saiba que isso não passa de um mito. Henrique explica que tirar o pé do acelerador em uma descida corta o gasto de combustível automaticamente. Já em ponto morto, o carro precisa queimar combustível. Pra reduzir o gasto de verdade, é melhor deixar o carro engatado e acelerar aos poucos para manter a velocidade.

Liga e desliga
Segundo Henrique, desligar o carro durante um trânsito intenso até pode gerar uma economia de aproximadamente 6% na gasolina. No entanto, impor o start stop em um carro que não possui essa tecnologia gera um desgaste maior no sistema de partida. Além disso, como o motor possui um limite para ligar e desligar, fazer isso repetidamente diminui a vida útil dele.

Agora você já sabe como poupar combustível, né? Mas se rolar um imprevisto e você ficar sem gasolina no meio do caminho, a Assistência a Automóvel do Seguro Auto Youse tem serviço de pane seca, que reboca o seu carro até o posto de combustível mais próximo pra você abastecer. Faça uma cotação e monte um seguro tipo você.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar