Brasil,

Última edição de 2018 da palestra gratuita sobre Cooperativismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Núdia Fusco / Luciana d'Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Promovida pelo Sistema Ocemg, a iniciativa é aberta ao público e tem vagas limitadas

No dia 21 de novembro, quarta-feira, o Sistema Ocemg promove a última edição de 2018 da palestra gratuita Orientações Básicas sobre Cooperativismo. A atividade é aberta ao público e será realizada a partir das 9 horas, na sede da entidade (Rua Ceará, 771 – Funcionários, Belo Horizonte). Para participar, os interessados devem fazer download da ficha de inscrição no site www.minasgerais.coop.br e enviá-la preenchida para o e-mail .

A palestra Orientações Básicas sobre Cooperativismo busca orientar os participantes a respeito dos fundamentos básicos e da organização de uma cooperativa. No conteúdo programático, informações sobre o cooperativismo e os aspectos jurídicos e contábeis relativos a essa forma de empreendimento.

Em 2018, o Sistema Ocemg já realizou 27 palestras, em Belo Horizonte e no interior, e contou com a presença de 748 pessoas. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca a importância da iniciativa. “A palestra de orientações básicas sobre cooperativismo é muitas vezes o primeiro contato das pessoas com o segmento. É por isso que a mantemos em nosso portfólio com realização a cada 15 dias”, afirma.

COOPERATIVISMO EM MINAS GERAIS

Ano após ano, o cooperativismo vem mostrando a sua força. Em Minas Gerais, o setor registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo no estado. Em 2017, as cooperativas movimentaram um total de R$ 46,7 bilhões – aumento de 7,7% em relação 2016.

Minas Gerais possui, hoje, 768 cooperativas. Somente em 2017, foram criadas 1.343 vagas de empregos diretas nesses empreendimentos, totalizando 39.558 empregados, distribuídos em dez ramos de atividades, um crescimento de 3,5% em relação a 2016.

PASSO A PASSO PARA CONSTITUIR UMA SOCIEDADE COOPERATIVA

Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas, sem fins lucrativos, constituída por, no mínimo, 20 pessoas físicas (ou sete, no caso específico das cooperativas de trabalho), com um projeto ou negócio viável. Para abrir uma cooperativa, é importante que os interessados elaborem um projeto a partir de um estudo profissional sobre sua viabilidade econômica. Isso para garantir que o empreendimento sobreviva a um mercado altamente competitivo.

Vale lembrar que a cooperativa é formada por cooperados, que são os donos do empreendimento. Caso a conclusão de sua viabilidade seja positiva, deverão ser elaborados uma Ata de Constituição e um Estatuto Social da organização, conforme determina a legislação federal (Lei 5.764/71).

Finalizado, este material deve ser encaminhado para o Sistema Ocemg, aos cuidados da Gerência Jurídica, para análise e concessão do pré-certificado de registro. Esta é uma determinação da Lei 15.075/04, de abrangência estadual. Essa etapa é fundamental para que os documentos possam ser registrados, em sequência, na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para solicitação e fornecimento do cartão do CNPJ da nova cooperativa. Por fim, os documentos constitutivos retornam ao Sistema Ocemg, juntamente com o CNPJ, ficha cadastral, obtida no site do Sistema Ocemg, e a solicitação de registro definitivo.

COMO CONSTITUIR UMA COOPERATIVA:

ü Mínimo de 20 pessoas (excetuando-se as cooperativas de trabalho abarcadas pela Lei 12.690/12, com um mínimo de sete), que tenham interesses em comum e um projeto econômico viável;

ü Elaboração da Ata de Constituição e do Estatuto Social da sociedade;

ü Apresentação dos documentos constitutivos à Gerência Jurídica do Sistema Ocemg;

ü Encaminhamento dos documentos constitutivos para a Jucemg e Receita Federal;

ü Confirmação, junto ao Sistema Ocemg, dos documentos, CNPJ e ficha cadastral da nova cooperativa para obtenção do registro definitivo

O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. Pronto para atuar em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, o Sistema proporciona orientação e apoio para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.

Mais informações: www.minasgerais.coop.br.

SERVIÇO:

Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo

Data: 21 de novembro, quarta-feira

Horário: 09h às 12h30

Local: Sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte)

Inscrições pelo site www.minasgerais.coop.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar