Brasil,

Representantes da Frente Parlamentar alertam para riscos de novos incêndios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Integrantes do movimento defendem em audiência pública aprovação do PL 9399/2017, que prevê inspeções periódicas em edificações prediais como medida de segurança

Representantes do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) estiveram reunidos recentemente em Brasília para apresentar ideias e soluções que busquem minimizar os riscos de novos incêndios no Brasil. As propostas foram expostas durante audiência pública realizada no Plenário 12 da Câmara dos Deputados, em Brasília. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações do movimento, entre elas a aprovação do PL 9399/2017, que prevê inspeções periódicas em edificações prediais como medida de segurança contra incêndios. O texto é de autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), responsável pela condução da sessão e um dos proponentes da audiência, juntamente com a deputada Ana Perugini (PT-SP).

De acordo com Marcelo Lima, coordenador do Conselho Consultivo da Frente e diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), a existência de equipamentos não pode garantir a segurança das pessoas. “É necessária a inspeção periódica para checar se a instalação e manutenção dos equipamentos está sendo mantida da maneira adequada”, explica.

Outro que defendeu a mudança nos prazos de inspeção foi Cássio Armani, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Segundo ele, “as inspeções feitas a cada cinco anos em prédios residenciais e a cada três anos em prédios públicos não se torna eficaz pois pode ser longa demais para avaliar equipamentos e produtos de combate a incêndios”.

O deputado Vicentinho (PT/SP) disse que a Câmara é o local ideal para debater o assunto. “Temos a responsabilidade de buscar caminhos para que evitemos o máximo possível as perdas materiais, mas sobretudo as perdas humanas”.

Para a doutora em Segurança contra Incêndio e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Dayse Cavalcanti de Lemos Duarte, apesar dos poucos recursos oferecidos, a perícia contra incêndios é essencial. “Assim é possível detectar falhas no projeto, na montagem e na manutenção nas edificações prediais”.

Sylvio Moreira do Carmo, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (Abichama), diz que o cenário atual é preocupante, mas com a prevenção correta o país pode sofrer menos com as catástrofes acometidas por incêndios. “Entendemos que é extremamente importante que as vistorias sejam cada vez mais constantes no sentido de preservar vidas”, ponderou.

O debate contou com representantes do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio; da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério Extraordinário de Segurança Pública; da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (AbiChama).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar