Brasil,

Cuidados com a contratação de Cloud Computing

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Ghiurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Lucas Morelli, Mestre em Direito Civil pela USP e Coordenador do Contencioso Cível do escritório Bueno, Mesquita e Advogados

Empresários têm apostado na tecnologia para reduzir custos de produção e maximizar a eficiência de seus negócios, buscando em contratos de cloud computing a solução para grandes problemas de armazenamento de dados, segurança e processamento de informações.

Antes, empresas tinham que armazenar informações em servidores próprios, o que exigia a compra de equipamento tecnológico adequado, a reserva de um cômodo refrigerado para a instalação das máquinas, a aquisição ou contratação de softwares de gerenciamento das informações, elevado gasto energético e contratação de serviços de tecnologia da informação para a solução de problemas técnicos. Com a computação em nuvem, esses custos passaram a ser mitigados.

Porém, ainda que desfrutem de vantagens econômicas notáveis, os riscos não podem ser ignorados. Juridicamente, a preocupação principal é a ausência de lei que discipline os serviços em nuvem que, hoje, são pressupostos para praticamente todos os serviços ofertados de forma online, seja por meio de aplicativos de celular, seja por meio de softwares de computador.

No Brasil, ficou conhecido o PL 5344/2013, que esboçou uma regulamentação do serviço. Mas o projeto permanece arquivado na Câmara dos deputados, restando apenas consolidado no País a análise meramente tributária do serviço, sobre o qual incide o ISS, ainda que os servidores estejam no exterior.

Hoje, o Brasil dispõe de uma legislação bastante jovem, sendo elas o Marco civil da Internet (Lei nº12.965/14) e a recentíssima lei de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18), que ainda não entrou em vigor, e é inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation).

Por serem muito recentes, as referidas leis foram pouco interpretadas pelos tribunais, de forma que deverá o empresário, quando contratar essas modalidades de serviço, se atentar para: (i) localização dos servidores onde as informações serão armazenadas, para apurar se o País que os abriga dispõe de lei de proteção de dados; (ii) cláusulas contratuais que garantam o sigilo de dados; (iii) apurar se as plataformas de acesso remoto dispõem de alguma certificação de segurança; (iv) verificar se há backup de dados e qual sua periodicidade; (v) ser criterioso com os dados a serem armazenados remotamente, haja vista a possibilidade de vazamento de dados por hackers.

São contratos que oferecem vantagens consideráveis por preços bastante baixos, mas os empresários deverão estar cientes dos riscos de terceirizar o armazenamento e a gestão de dados para empresa terceira fora de sua esfera de controle e, habitualmente, sediadas no exterior com representação limitada no Brasil.

SOBRE BUENO, MESQUITA E ADVOGADOS
O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia especializado nas áreas de agronegócios, empresarial, contencioso e trabalhista. Sediado em São Paulo, o Bueno, Mesquita e Advogados conta com escritórios associados no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além de correspondentes em diversas cidades do País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar