Brasil,

É Possível a Black Friday Render o Ano Todo?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

* Por Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner

Apesar de muito conhecida e desejada pelos consumidores, a Black Friday teve sua primeira edição, no Brasil, somente em 2010. Desde então, é uma excelente oportunidade para o varejo disparar nas vendas. A Social Miner, plataforma de engajamento que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia do People Marketing, fez um levantamento e concluiu: é possível ter excelentes resultados pós Black Friday, basta um bom planejamento e priorizar o relacionamento com seus clientes.

Vale destacar que são 3 processos que são super importantes para alcançar melhores resultados e aproveitar todo o potencial da Black Friday. São eles:

Aquisição

É o momento ideal para conversar com cliente como um amigo mesmo. Esse relacionamento humanizado é fundamental engajar os visitantes do seu site e deixar o consumidor da sua marca ou loja confiante para comprar de você e não do concorrente. Essa aquisição consiste em focar no pico de acessos no período que antecede a data para cadastrar mais visitantes e saber informar sua base de contatos das ofertas que estarão esperando por ela no dia 23 de novembro. Dessa forma as empresas não ficam reféns da venda imediata e conseguem vender tanto antes, durante e depois do evento.

Principal vantagem: A Social Miner estima que os e-commerces vão ter um tráfego 195% maior na Black Friday em comparação aos outros períodos.

Como? Conectar usuários com a sua marca, utilizando canais de identificação como o Opt-in para as Notificações Push no Chrome e o Social Lightbox, abrindo um canal de comunicação com os leads gerados, ganhando a autorização para mapear seu comportamento e oferecer campanhas cada vez mais alinhadas com seus interesses.

Vendas por engajamento

Seu negócio pode ser muito mais eficiente sem precisar apostar somente nas vendas imediatas. Isto porque apostar nas vendas recorrentes e por engajamento garante mais previsibilidade de receita e um negócio sustentável a longo prazo. O engajamento contínuo de leads é efetivo para futuras conversões.Em estudos recentes, a Social Miner identificou que grande parte dos consumidores efetuam a compra meses depois de terem visto uma loja pela primeira vez. Na mesma lógica, aqueles que já eram clientes, também voltam para efetuar outra compra meses depois. E isso acontece, claro, quando realmente existe engajamento com os usuários.

Principal vantagem: A venda por engajamento pode ser a principal responsável por melhorar os indicadores de novas primeiras compras e a taxa de recompra.

Como? Através da personalização da comunicação. Uma vez engajado e conectado com a marca, é possível entregar campanhas cada vez mais personalizadas, com maior potencial de conversão. Além disso, no pós-compra, o cliente deve ser fidelizado com um relacionamento pessoal e consistente. Segmentar o público e conhecê-lo é o caminho.

Relacionamento com o cliente

Atrair e agradar os consumidores é uma realidade vital para manter suas vendas lá em cima. Tendo em vista que liderança de mercado, qualidade do produto e preço já não são variáveis decisivas como eram, as empresas hoje precisam competir no campo das experiências. Neste aspecto, o pilar do atendimento é estratégico por agregar valor à marca no momento em que o consumidor estiver decidindo comprar.

Principal vantagem: Quando o cliente finaliza a compra, se torna um lead extremamente qualificado. Agora que ele já conhece sua marca, sua missão é fazê-lo se sentir importante. Mais de 30% das vendas geradas em e-commerce são originadas de clientes que já compraram anteriormente.

Como? Mantenha o cliente sempre próximo, se comunique adequadamente e ofereça benefícios relevantes e exclusivos para que ele continue comprando é a chave para o sucesso, não apenas na Black Friday, mas o ano todo. Diminuir os custos de aquisição do cliente é perfeito para seu negócio. Lembre-se: é mais caro conquistar novos clientes do que manter os antigos. Além disso, investir em chatbots, ferramenta de atendimento sem intervenção humana, facilita que o usuário tenha respostas mais rápidas e assertivas.

Sobre Ricardo Rodrigues, CEO da Social miner

Ricardo Rodrigues, 31 anos, é engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e França, foi professor universitário e data scientist no Peixe Urbano e selecionado para o programa Techmission no Silicon Valley (EUA) em 2014 como empreendedor de alto potencial. Hoje é cofundador e CEO da Social Miner, startup de tecnologia que usa inteligência artificial para humanizar a automação de marketing.

Sobre a Social Miner

Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma plataforma de engajamento e vendas que usa big data para atrair e converter consumidores online por meio de campanhas personalizadas, com base no conceito de People Marketing. Entre seus mais de 130 clientes estão gigantes de seus respectivos segmentos, como Natura, Brastemp, Submarino Viagens, Livraria Cultura, Gafisa, Magazine Luiza e Carrefour. Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar