Autorresponsabilidade e saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Biointegral Saúde / Katiuscia Zanatta / IMAGEM: freeimages.com

Autorresponsabilidade e saúde

O primeiro passo para garantir uma vida saudável e feliz é se responsabilizar pelas próprias decisões. Não está bom? Muitas dores e doenças são causadas por traumas ou crenças que dirigem a nossa vida sem que tenhamos consciência. Mudar isso é o primeiro passo para ganhar saúde física e emocional.

Fonte: Biointegral Saúde

Está cada vez mais difícil entender os limites entre o que é verdade e o que são apenas crenças adquiridas e que comprometem nossa sanidade emocional. Mas, afinal, qual é a medida da verdade, não é mesmo? Para a fisioterapeuta Frésia Sa, que realiza um trabalho que une várias técnicas com foco em Saúde Integrativa, o importante é entender que podemos questionar tudo e podemos escolher aquelas verdades que realmente falam mais alto ao nosso coração, e que devemos nos responsabilizar pelas escolhas que fizemos, mesmo aquelas que aconteceram de forma inconsciente, no passado, e fazer novas escolhas, para mudar o futuro: “a vida é sempre uma questão de perspectiva”, reflete.

A única coisa que realmente não dá para fazer é se colocar no papel de vítima. “Uma situação não está boa? Ao invés de sentar e chorar, ou, depois de fazer isso, a saída é rever o que aconteceu, entender de onde veio aquela situação e o que está ao nosso alcance fazer para mudar”. Segundo Frésia, somos autores da nossa vida e, portanto, totalmente responsáveis pelo que nos acontece.

“Quando alguém nos magoa”, explica Frésia, “ao invés de simplesmente culpar o outro, precisamos entender porque permitimos o que aconteceu. Isso não tira a responsabilidade do outro pelos seus atos, veja bem, ninguém está dizendo para aceitar tudo e achar que todo mal é sempre consequência nossa. Mas a equação é geralmente assim: o que o outro nos fez + o que permitimos que fosse feito = resultado do fato”.

E aí, podemos pensar: não temos como mudar o que o outro fez, porque isso é responsabilidade dele, não nossa. Mas podemos mudar o modo como agimos, reagimos, podemos mudar o quanto permitimos que seja feito, o quanto aceitamos. “Na equação acima, imediatamente essa mudança vai interferir no resultado do fato, certo? O que eu estou pedindo é: ao invés de focar no que o outro fez, sobre o que não temos nenhum controle, foque no que você está permitindo que façam com você. É a parte que lhe cabe na sua felicidade”.

Segundo Frésia, “quando nos tornamos responsáveis pelo que aceitamos, pelo que emitimos de informação ao mundo, sabemos o que podemos cobrar do outro: se eu não aceito que falem comigo em um tom mais alto e isso ficar claro, dificilmente irá acontecer. E, se acontecer, eu saberei como me posicionar e se vou seguir naquela relação depois do ocorrido nela ou não. Seja uma relação amorosa, familiar, corporativa. Eu coloco os meus limites e, claro, fico atento aos limites do outro. Respeito é sempre uma via de mão dupla”.

A questão é: quando eu me responsabilizo pela minha realidade, eu dou a devida atenção às minhas crenças, aos meus valores e ao meu posicionamento de mundo. “Eu me respeito, me coloco e, portanto, sei que as consequências terão sempre a parte que me cabe. Eu escolho, eu entendo e eu sigo, ou não, naquela situação. Naquele emprego, naquela amizade, naquele lugar. Não está bom? A primeira pergunta é: o que eu tenho que fazer para mudar?”, enfatiza Frésia.

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde. Mais informações: Biointegral Saúde | www.biointegralsaude.com.br |