Atendimento ao cliente é o diferencial para ampliar as vendas de fim de ano
O trainer Heverson do Valle dá dicas para quem quer se destacar, por meio de vagas temporárias, e se recolocar no mercado
Junto com a proximidade do Natal, inicia-se o movimento no mercado de contratação temporária no Brasil. Em todo país, até dezembro, a estimativa é de que 434,4 mil vagas sejam abertas. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e da Caixa Econômica Federal, que apontam a abertura de 32.172 vagas no Paraná. São Paulo lidera o ranking de contratações, com 292 mil postos de trabalho. Em comparação ao ano anterior, o crescimento é de 10%.
Para quem busca uma recolocação no mercado, essa é uma chance de mostrar um bom trabalho e, quem sabe, ser efetivado. Faltando um mês e meio para o Natal, é hora de correr atrás das vendas. O trainer Heverson do Valle, que conduz palestras na área de vendas, atendimento ao cliente e resultados positivos, dá algumas dicas para quem quer se destacar e alavancar as vendas no comércio.
- Nunca subestime o seu cliente: é comum verificarmos os vendedores julgando quem entra na loja, sem saber qual é a real capacidade de compra da pessoa e, muitas vezes, perdem a venda, pois acreditam que o cliente só quer olhar.
- Os cinco segundos iniciais podem determinar o sucesso da sua venda: planeje uma pergunta que vai prender a atenção do seu cliente. Quando ele entrar na loja dê um sorriso e, então, faça a pergunta que você planejou. Esqueça o “posso ajudar?” .
- Sua loja é o seu cenário: cuide do ambiente de trabalho como um diretor de fotografia cuida do cenário de um filme, faça com que o cliente se surpreenda com o ambiente, antes mesmo de falar com você. Você tem uma chance única para causar uma boa primeira impressão.
- O corpo fala: sua postura durante o atendimento deve demonstrar que você está 110% ligado no seu cliente: ombros caídos, olhar disperso e expressões de insatisfação ou cansaço afastam o consumidor.
- Entenda o motivo pelo NÃO à venda: analise o término de cada atendimento e o porquê da venda não ter ocorrido. O que você fez? O que pode ser melhorado para o próximo cliente? Seja um crítico implacável consigo mesmo e melhore a cada atendimento.
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