Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quando a diversidade se encontra com a criatividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Ronaldo Ferreira Júnior *

Quem já participou de um brainstorm sabe: somente a diversidade de opiniões permite desenvolver novas ideias e pode multiplicar as possibilidades de soluções para determinadas questões. Já o contrário também é válido: uma reunião de pessoas com as mesmas visões, dificilmente te levará a algum lugar diferente. São típicos exemplos de como a diversidade pode influenciar positivamente no dia a dia de uma empresa. O tema, que já foi considerado tabu por muito tempo, começa a ganhar espaço no ambiente corporativo – e com resultados bem acima da média do mercado.

Basta olhar as recentes pesquisas para entender esse novo cenário. Empresas com diversidade significativa no quadro de funcionários e liderança têm 1,4 chance a mais de crescimento em seus setores, de acordo com pesquisa realizada pela DDI e a Ernst & Young. Além disso, estudo conduzido por professores da Universidade do Estado da Carolina do Norte e da Universidade Estadual de Portland mostra que companhias que incentivam a diversidade criam mais produtos e serviços inovadores.

Ainda hoje, muitos empresários consideram a diversidade de diferentes grupos sociais como algo protocolar ou, pior, como estratégia de marketing. É uma integração míope, que abrange apenas a superfície do problema e que abre pouco, ou nenhum, espaço para que mulheres, negros, homossexuais, idosos e deficientes, entre tantos outros grupos, que são minoria no mercado de trabalho corporativo, possam contribuir com suas ideias e conceitos. Nesta situação, as diferenças não são valorizadas, mas sim desestimuladas porque há pouco espaço de voz e participação.

O que esses profissionais não percebem é que a diversidade anda lado a lado com a criatividade. E esta sempre vem acompanhada de bons resultados. A lógica é bem simples: quanto mais pessoas de origens diferentes, com histórias distintas estiverem envolvidas no dia a dia de uma empresa, mais ricas serão as propostas levantadas em uma reunião ou discussão. Assim, fica mais fácil pensar em novos produtos, serviços e campanhas – com a vantagem de representatividade de opiniões e a certeza de que o resultado do processo vai incluir e refletir a visão dos grupos ou comunidades que desejamos atingir.

Esta é seguramente uma receita de sucesso para os tempos atuais: diversidade e criatividade fatalmente levarão a uma maior rentabilidade. Em tempos de retração econômica e intensa competitividade entre os setores, é a chance de fazer mais com menos. Ao entender o que as pessoas querem de fato, a empresa identifica "atalhos" para levar as melhores oportunidades a esses potenciais clientes. O ideal, portanto, é facilitar o diálogo e permitir que o ambiente seja colaborativo e estimule a troca saudável de opiniões.

Em pleno século 21, é inadmissível ver empresas ignorando questões cruciais como a diversidade em seus processos. O mundo mudou e grupos que antes ficavam à margem das posições de liderança nas empresas começam a emergir. Quem percebe esse movimento e promove uma integração de verdade sai na frente em seus setores. Afinal, não há criatividade e inovação sem o reconhecimento dessas diferenças.

* Ronaldo Ferreira Júnior é conselheiro da Ampro - Associação das Agências de Live Marketing e sócio-fundador da um.a, empresa especializada em eventos, campanhas de incentivo e trade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar