Brasil, 22 de Novembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

O papel da Governança de TI dentro das empresas

Por Jaqueline Eller *

Atualmente, é impossível pensar em qualquer organização que não dependa de soluções de TI para crescer em seu segmento. Seja para melhorar processos internos ou desenvolver novos produtos e serviços, a tecnologia está presente no dia a dia do ambiente corporativo. Lidar com essa crescente quantidade de recursos é um desafio que os profissionais precisam superar se quiserem aproveitar todas as vantagens disponíveis – e explica porque o conceito de Governança de TI está em alta nas empresas em todo o mundo.

Como a própria expressão indica, a governança da área de tecnologia da informação consiste em práticas e ações que administram todos os recursos disponíveis deste setor nas corporações. É considerada uma área totalmente estratégica, pois resolve justamente o cumprimento das metas e objetivos estipulados pelos executivos. Para se ter uma ideia, apenas em 2018 os gastos globais com produtos e serviços de TI devem atingir US$ 3,7 trilhões, um aumento de 6,2% em relação à 2017, de acordo com a Gartner. É um departamento valioso demais para não ter regras de gestão.

É essencial estabelecer regras e mecanismos para a gestão de tecnologia da informação nas empresas, principalmente aquelas que são fornecedoras de soluções para um determinado segmento. Dessa forma, os profissionais devem buscar o fortalecimento de algumas ações dentro da companhia, como a criação de metas, padronização de documentos, automatização de tarefas, indicadores, ferramentas de apoio e atualização da política de segurança. A própria organização deve disponibilizar conhecimento e informações atualizadas que serão usadas na priorização das demandas.

Isso permite que a Governança de TI esteja totalmente integrada com a visão, missão e estratégia da empresa. Afinal, quando se há uma meta, indicadores e um objetivo claro do que precisa ser feito, os recursos disponíveis serão suficientes para sustentar e expandir os negócios. Além disso, o acompanhamento contínuo permite avaliar o resultado a curto, médio e longo prazo, entendendo se o caminho traçado inicialmente está sendo seguido ou se há necessidade de novos ajustes.

Com uma política clara sobre as melhores práticas de tecnologia, as corporações conseguem colher frutos importantes, como a otimização dos custos ao antecipar problemas e a criação de ações imediatas para que os riscos não impactem os negócios e o objetivo macro da empresa. Aliado a isso, há um aumento de produtividade, eliminação dos retrabalhos (que atrapalham o desempenho dos colaboradores) e uma maior satisfação dos stakeholders da marca.

Em uma época de intensa conectividade e com a tecnologia presente em todos os setores, saber lidar com esses recursos é o que diferencia uma empresa de sucesso de suas concorrentes. Não adianta investir muito nas soluções mais avançadas e atualizadas do planeta se a sua equipe não souber o que fazer com elas ou, pior, não aproveitar ao máximo todos os benefícios que podem trazer para o ambiente corporativo. A Governança de TI, portanto, é o caminho a ser seguido por quem deseja crescer nos próximos anos.

*Jaqueline Eller é gerente-senior da Nimbi, empresa especializada em tecnologia para a cadeia de suprimentos. http://www.nimbi.com.br/.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo