Brasil, 17 de Novembro de 2018

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Os quatro passos para ter sucesso na Black Friday

De acordo com a Claranet, modelo de cloud pública é uma das melhores opções para evitar quedas no sistema

A Black Friday está chegando e, se seu negócio ainda não investiu em ações para manter o e-commerce seguro e apto para receber uma quantidade alta de acessos, ainda dá tempo de realizar boas práticas para reter as vendas na segunda maior data do comércio eletrônico no Brasil, atrás apenas do Natal.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima a movimentação de R$ 2,87 bilhões no e-commerce durante a Black Friday, 16% a mais do apurado no mesmo período de 2017, e com a soma de 8,8 milhões de pedidos. A previsão leva em conta as compras realizadas entre os dias 22 e 23 de novembro.

Uma das grandes preocupações do e-commerce é prometer promoções e descontos expressivos, intensificando suas ações de marketing e atraindo clientes. E, mesmo prevendo um alto volume de vendas, muitos não se preocupam em atender a esta demanda. Logo nas primeiras horas da sexta-feira diversos sites costumam ficar fora do ar ou extremamente lentos, ocorrendo chuvas de reclamações, tanto em pequenos quanto em grandes varejistas.

"Isso evidencia que, no Brasil, algumas empresas ainda não estão totalmente prontas para picos de demandas. A pergunta que deve ser feita é: vale mais investir em uma preparação que seja flexível e capaz de atender estes picos ou arriscar a imagem da empresa por não se preparar para essas ações sazonais?", argumenta Leonardo Piva, Head of Sales da Claranet Brasil.

Para ajudar as empresas a responderem esta pergunta e montarem estratégias que gerem impacto na plataforma, a Claranet, empresa multinacional especializada em serviços gerenciados de TI, preparou algumas dicas para aproveitar o momento sem dores de cabeça. Confira:

Passo 1: Planejamento estratégico de vendas

Nada acontece por acaso e é muito importante ter um planejamento bem estruturado e embasado por dados para um momento tão estratégico como Black Friday. Nesta fase o mais importante é chegar a um número final de volume de audiência e transações para entender quão parruda deve ser sua estrutura. A área que vai te ajudar com isso é seu departamento de marketing ou de business intelligence. Eles terão que analisar o budget destinado a mídia, os dados do ano anterior, o potencial do seu público e as projeções de mercado para chegar ao número mágico do tamanho que sua Black Friday será. Assim, você poderá encaminhar essa demanda para o time de infraestrutura para que preparem o ambiente para o "tsunami" de vendas e visitas especulativas.

Passo 2: Tenha planos de contingência e backups

Black Friday é aquele momento em que se algo pode dar errado, dará. Portanto é essencial que exista um plano de contingência. Uma estratégia de Disaster Recovery é utilizada para planos que envolvam um conjunto de procedimentos que permitem a recuperação ou a proteção do funcionamento de infraestruturas tecnológicas e mantê-las acessíveis em qualquer lugar. Além de flexibilidade, o serviço garante que os negócios continuem operando, caso enfrente algum incidente com falhas de servidores internos. Os clientes obtêm maior tempo de atividade e confiabilidade: se um datacenter não estiver disponível por algum motivo, o sistema retornará imediatamente ao centro secundário sem que qualquer interrupção de serviço seja visível para os usuários.

Passo 3: Garanta a elasticidade da capacidade de sua Infraestrutura

Esta característica é a chave de ouro da computação em nuvem, ou Cloud Computing. Como ela sua empresa garante agilidade na resolução dos problemas, identificação de instabilidades, atualização de preços e estoque. Tudo muito mais automatizado, simples e seguro. Ela permite o aumento de recursos de forma dinâmica sem a necessidade de grandes investimentos no decorrer do ano, já que não é preciso manter um ambiente tão robusto fora destes períodos. "Muitos de nossos clientes já trabalham 100% em nuvem. Este modelo permite a expansão dos recursos sazonalmente ou conforme o planejamento da empresa para garantir melhores resultados. Além de também assegurar, por meio da arquitetura elástica e demais proteções, que seus sistemas não fiquem indisponíveis em períodos de pico," explica Caio Zanolla, Head de Operações da Claranet Brasil.

Passo 4: Fortalecer suas defesas

Devido ao alto tráfego de dados característico deste período os hackers aproveitam a oportunidade para investir em ataques como DDoS (Distributed Denial of Service) ou ataques de negação de serviço. Esse tipo de ataque tem o objetivo de travar sites, gerando sobrecarga com solicitação de acessos. O tráfego ilícito sobrecarrega o servidor que não suporta mais o número de requisições e fica indisponível por horas ou até dias fora do ar, dependendo do tipo de ocorrência. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, a realização de penetration test, ou testes de intrusão, ajudam a identificar falhas de segurança, por meio de vulnerabilidades existentes na arquitetura da empresa para que tomem as devidas ações de correção. Outro importante passo também é manter uma monitoria constante com sistemas que detectam comportamentos inusuais como Data Leak (vazamento de dados) e volume de tráfego de dados fora do padrão.

Sobre a Claranet

Fundada no Reino Unido em 1996, a Claranet evoluiu de um inovador e pioneiro ISP (Internet Service Provider) para uma multinacional de serviços gerenciados em TI, sendo um dos maiores fornecedores de serviços gerenciados nas áreas de hosting, redes, cloud, segurança e workplace. Está presente no Brasil desde 2016, após aquisição do player local CredibiliT. Com operação 24x7, a companhia atua, mundialmente, com mais de 2000 funcionários e mais de 6500 clientes empresariais com planejamento, implementação, operação das aplicações do negócio, dados e websites na nuvem. A empresa se manteve, por cinco anos consecutivos (2013-2017), como líder no Quadrante Mágico para Gerenciamento em Hospedagem de Nuvem Híbrida. Com a extinção do quadrante anterior, em 2018, a empresa passa a ser especialista no novo Quadrante Mágico para Outsourcing de Datacenter e Serviços Gerenciados de Infraestrutura Híbrida;


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