Brasil,

Sustentabilidade no agronegócio: redução de riscos é o principal objetivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ivan Maya de Vasconcellos Neto / Crédito das imagens Christian Braga
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sustentabilidade no agronegócio: redução de riscos é o principal objetivo

No Brasil, as regiões Sul e Nordeste apresentam maior percepção de risco por causa das variações climáticas

O termo “desenvolvimento sustentável” não trata apenas de uma ideologia sobre proteção do meio ambiente. Hoje, a expressão já é vista pelos setores público e privado como um negócio, que tem como principal objetivo reduzir riscos, sejam eles financeiros ou ambientais. O setor agrícola está exposto a riscos provocados por mudanças climáticas, que são eventos imprevisíveis que podem causar grandes danos ao produtor, às empresas e até para a economia nacional. Mas como é possível contribuir para a sustentabilidade do agronegócio?

No que se refere à sustentabilidade financeira, existem diversos tipos de seguros que podem proteger o fluxo de caixa do produtor, propriedades e equipamentos rurais, a vida dos animais, além da queda de produtividade de uma safra. No Brasil, a cultura de seguros ainda está em desenvolvimento, mas o mercado já tem se atentado à necessidade desse tipo de instrumento, uma vez que o agronegócio é um dos motores da nossa economia.

O Rio Grande do Sul e a região Nordeste são historicamente as áreas que apresentam maior volatilidade climática. A cada safra, o clima pode se comportar de forma bastante adversa. Este ano, por exemplo, devido à previsão de El Niño, esperava-se chuvas regulares ou, até mesmo, acima da média no Rio Grande do Sul. Ao contrário, no Nordeste, esperava-se índices baixos de precipitação, sendo que os Estados do Maranhão, Bahia e Piauí apresentavam risco de seca acima da média para a região.

Essas informações foram trazidas por Gabriel Bruno de Lemos, Head de Subscrição de Seguros Rurais da Swiss Re Corporate Solutions, ao evento “Novas tecnologias e tendências do agronegócio sustentável no Brasil” realizado pelo Instituto Araripe, na última semana. Nessa oportunidade, o executivo explicou como o mercado de seguros pode contribuir para um mundo mais resiliente, inclusive no campo, a importância da colaboração do poder público e os benefícios da tecnologia para esse ramo.

Gabriel também ressaltou que a subvenção é importante no Brasil, porque torna o seguro agrícola mais acessível e reforçou que a tecnologia, por sua vez, aparece como uma das estratégias para agilizar os processos e melhorar a subscrição dos riscos. "Atualmente, estamos usando a tecnologia para aperfeiçoar a forma como analisamos e quantificamos os riscos. Muitos produtores afirmam, por exemplo, que os dados de produtividade do IBGE não representam a realidade de sua lavoura por terem um nível tecnológico mais alto. Com isso, nosso objetivo é utilizar a tecnologia para poder identificar esses produtores mais tecnificados e oferecer seguros mais adequados ao seu processo produtivo."

Também participaram do mesmo painel os executivos: Claudio Maes, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado e membro do Laboratório ABDE/BID/CVM de Inovações Financeiras; Maria Eugênia Buosi, sócia da RESULTANTE e professora do INFI, B3 e Saint Paul, e Oswaldo Junqueira Franco, Senior partner da Agronomics.

Sobre a Swiss Re Corporate Solutions:

Swiss Re Corporate Solutions oferece soluções de transferência de risco para grandes e médias empresas em todo o mundo. Seus produtos inovadores, altamente personalizados e cobertura de seguros padronizados ajudam a tornar as empresas mais resilientes. Atende a clientes em mais de 50 escritórios em todo o mundo e é apoiado pela força financeira do Swiss Re Group. Para mais informações, visite: corporatesolutions.swissre.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar