Brasil,

Cinco dicas para implementar um programa de bem-estar na sua empresa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Honorato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, 40% da população brasileira possui doenças crônicas, o que representa 57,4 milhões de pessoas. Estima-se que 70% dos gastos assistenciais corporativos são dispendidos com pacientes crônicos. Por isso, gerenciar a saúde desses pacientes deve ser uma das prioridades da empresa.

Diante disso, o Gympass - benefício corporativo que promove acesso ilimitado a uma rede global com mais de 36.000 estabelecimentos de atividade física em 14 países, preparou um guia com cinco dicas para implementar um programa de bem-estar na sua empresa.

1 - Pesquisa de diagnóstico:

Para obter sucesso na implementação de um programa de bem-estar, é preciso entender a realidade de seus colaboradores, realizando uma pesquisa de diagnóstico. Então, com um panorama que reflita a realidade da organização em mãos, é possível dividir os empregados em grupos e elaborar, para cada uma dessas equipes, um plano de ação personalizado que inclua benefícios específicos.

2 - Comunicação assertiva com cada público:

É importante criar uma comunicação exclusiva com cada grupo, utilizando ferramentas como rede social corporativa, informativos na intranet e e-mails marketing personalizados. Assim, será possível comunicar o programa de forma personalizada, atendendo as reais necessidades de cada colaborador.

3 – Investimento em ações:

Após compreender as necessidades dos funcionários, inicie o programa de bem-estar, investindo em diferentes ações e atividades, como, por exemplo: incentivo à realização de exames periódicos; preenchimento do perfil de saúde em uma ferramenta da empresa; vacinação de acordo com a idade; palestras sobre qualidade de vida (estude a possibilidade de pontuar o colaborador que as assistir); e, benefício de atividade física que atenda todas as localidades da sua companhia e ofereça diversidade quanto às modalidades esportivas.

4 – Incentivo ao exercício físico:

Uma das melhores formas de prevenir doenças é praticar exercícios físicos. Por isso, é essencial que seu programa incentive o funcionário a iniciar ou manter atividades, independente da modalidade desejada. Quando os exercícios físicos se tornam um hábito, seu impacto na saúde de seus praticantes é grande. Fisicamente, eles se tornam mais dispostos, respiram melhor, dormem bem e buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada. Mentalmente, reduz a probabilidade de quadros como depressão, ansiedade e estresse.

5 – Transforme o programa em cultura:

A implementação de um programa de bem-estar eficiente diminui os custos com saúde da empresa, mas também cria um impacto intangível na qualidade de vida dos funcionários. O gerenciamento preventivo da saúde dos funcionários permite que as ações e os projetos de prevenção sejam parte integrante da cultura organizacional. Assim, cada vez mais as ações preventivas passarão a ser planejadas a médio e longo prazo e sempre receberão os investimentos necessários.

Sobre o Gympass Corporate

Criado em 2012, o Gympass é um benefício corporativo que promove acesso ilimitado a uma rede global com mais de 36.000 estabelecimentos de atividade física em 14 países, encorajando os colaboradores de suas empresas parceiras a acharem um exercício para amar. O Gympass oferece um plano mensal flexível, com 50%-70% de desconto do valor original, sendo uma excelente solução para que as empresas possam fortalecer seus programas de saúde e políticas de benefícios. Em parceria com os departamentos de Recursos Humanos, o Gympass está comprometido a auxiliar seus parceiros a aumentarem o nível de atividade física entre seus colaboradores.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar