Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Executivos de grandes empresas reforçam o valor da diversidade nos conselhos de administração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evely Bianca
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No primeiro evento do Brasil dedicado ao tema, conselheiros de companhias como Santander, Renner, Magazine Luiza, Ingresso Rápido e McKinsey apresentaram suas experiências e cases de sucesso para transformar esse panorama no país

A CKZ Diversidade promoveu, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, o Fórum Diversidade no Conselho, um encontro de líderes de grandes empresas para dialogar sobre um tema importante e cada vez mais necessário: a importância da diversidade nos conselhos de administração das empresas brasileiras. Por meio de pesquisas e cases que comprovam que a multiplicidade de talentos e ideias é fundamental para negócios mais assertivos e rentáveis, o evento, que aconteceu no dia 23 de outubro, reforçou a importância de uma cultura empresarial inclusiva, que estimule o aumento da diversidade em todos os níveis, desde os conselhos até posições C-Level e gerenciais.

O Fórum teve início com um panorama global sobre o valor da diversidade nos conselhos, apresentado pela especialista em diversidade e inclusão e idealizadora do evento, Cris Kerr. "Hoje as empresas estão preocupadas em trazer a diversidade, mas não estão conseguindo reter as pessoas, pois é preciso criar uma cultura inclusiva", afirmou Cris. Entre os dados e pesquisas apontados, chama a atenção o quão positivo é o impacto da diversidade nos conselhos. Um exemplo disso é o retorno sobre o patrimônio líquido de empresas com mulheres ocupando cargos de liderança, que é 44% maior do que nas companhias que não possuem mulheres ocupando esses cargos. Além disso, Cris também destacou o engajamento de homens na causa, os treinamentos de viés inconsciente, e a criação de uma cultura inclusiva como os principais caminhos para aumentar a diversidade em cargos de liderança, que hoje é, em sua maioria, ocupado por homens brancos.

Em seguida, o evento apresentou o painel "Cases de sucesso de diversidade nos conselhos do Brasil", moderado por Maria Fernanda Teixeira, CEO da Integrow. A conversa contou com a participação do presidente do conselho da Renner, Osvaldo Schirmer. "Um conselho bem formado é o que tem a capacidade de englobar backgrounds diferentes. Por isso, trazemos a diversidade, porque acreditamos nela, e não por força da lei", disse Osvaldo. O presidente do conselho de administração do banco Santander Brasil, Álvaro de Souza, também participou do painel e reforçou que quanto maior a diversidade, maior o sucesso, especialmente nas empresas do setor de varejo.

O segundo painel do dia teve como temática "Composição e sucessão nos conselhos - um olhar estratégico". A palestra, que foi moderada por Christiane Aché, membro dos conselhos do Comércio Exterior da França e IBEF, tratou da importância do diálogo na construção dos conselhos e quais as tendências na composição da diversidade. "Quanto mais ambíguas e distantes forem as opiniões, maior a tensão criativa que se cria dentro do conselho", afirmou Ingo Plöger, membro dos conselhos de grandes organizações como Bosch, LAPP e MAN. Participaram também Maria Cecília Rossi, membro dos conselhos da BSM Supervisão de Mercados, ABVCAP e Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR); e Geovanna Donella, membro dos conselhos da MERHEJE, Verbo Comunicação, One construction, entre outros. "O olhar do conselheiro precisa ser global", destacou Geovanna.

Com o tema "O papel dos investidores para a diversidade acontecer", o terceiro painel do Fórum contribuiu para entender como os investidores podem ajudar para que a pluralidade faça parte dos conselhos de administração. "É importante que o investidor saiba onde vai colocar o seu dinheiro pesquisando a política da empresa e buscando saber se ela tem diversidade. Essa é uma pequena atitude que podemos tomar agora e que pode gerar um grande impacto no futuro", afirmou Ana Paula Pessoa, sócia e presidente do conselho da Kunumi Inteligência Artificial.

O painel, moderado por Régis Abreu, vice-presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), também repercutiu dados que mostram que entre as 400 empresas listadas na Bovespa, nenhuma tem uma CEO mulher e apenas 30% tem mulheres nos conselhos. "O que colabora fortemente para a falta de diversidade em cargos de liderança é a influência do preconceito inconsciente no processo decisório", salientou Diego Barreto, CFO da Ingresso Rápido e membro do conselho do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). A conversa também contou com a contribuição de Frederico Benite, gerente de negócios da International Finance Coporation (IFC), e Leila Abraham Loria, membro dos conselhos da Madeira Engenharia, Copel, Inplac, Resort Costão do Santinho e Escola de Negócios COPPEAD.

Encerrando a programação, o último painel apresentou práticas para acelerar a inclusão nos conselhos, como política de cotas e programas de mentoria. A apresentação foi moderada por Marienne Coutinho, que é advogada, sócia-líder da área tributária internacional da KPMG e co-presidente da Women Corporate Directors Brasil (WCD). A política de cotas foi um dos tópicos mais ressaltados. "Sem cotas, vamos levar mais cem anos para ter inclusão das mulheres", declarou Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza. A empresária também comentou sobre as crenças e os vieses inconscientes que influenciam no processo decisório e colaboram para a falta de diversidade nos conselhos. Além disso, também foram apontadas pesquisas que comprovam a importância da participação feminina no mercado. "Fazemos pesquisas econômicas que mostram a importância de se ter mulher na força de trabalho. Ter diversidade é uma força econômica e não só uma responsabilidade social", destacou Nicola Calicchio, chairman do conselho global de clientes da McKinsey. Também participaram do painel Heloisa Bedicks, diretora executiva Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e Fernando Carneiro, membro do conselho da Spencer Stuart.

Sobre a CKZ Diversidade

A CKZ Diversidade promove eventos próprios para transformar conteúdo de alta qualidade em interatividade e troca de experiências. Sua Plataforma de Diversidade conta com o 8º Fórum Mulheres em Destaque, 4º Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão, e 1º Fórum Diversidade no Conselho. A CKZ Consultoria em Diversidade tem como propósito apoiar as corporações com treinamentos de viés inconsciente, inteligência de gênero e programas de diversidade para torná-las mais sustentáveis e responsáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar