Guia rápido sobre ética para certificações financeiras
Os princípios éticos que são cobrados nas provas de certificação financeiras são integridade, objetividade, competência, confidencialidade, profissionalismo, probidade e diligência.
“"Chamamos ética ao conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando e de caráter as coisas que fazem quando ninguém está olhando". Oscar Wilde
A ética é uma parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral. A ética também pode ser entendida com um conjunto de princípios, normas e valores morais que rege um indivíduo ou um grupo social.
A palavra Ética é originada do grego e tem duas fontes gráficas diferentes: êthos com significado de "costumes", "hábito", "moral" e ethos com significado de "abrigo", "moradia", "proteção". Da origem semântica grega, podemos inferir a ética como sendo uma vivenda, construída de paredes, tijolos, vigas e o alicerce representando a moral e os costumes. Assim, caso esta moral e costumes forem destruídos, a estrutura da casa não suporta e ela simplesmente cai. Não é à toa que grandes empresas e mesmo países são varridos do mapa quando perdem o rumo por problemas éticos.
No campo profissional, a ética questionará os valores de uma profissão ou atividade profissional em relação ao seu papel na responsabilidade social, suas funções e atitudes frentes aos riscos e em defesa de um meio ambiente equilibrado e sustentável.
Os princípios éticos que são cobrados nas provas de certificação financeira são integridade, objetividade, competência, confidencialidade, profissionalismo, probidade e diligência. Uma das pegadinhas das provas da ANBIMA é incluir LEALDADE que não é um princípio ético da ANBIMA.
Os conceitos éticos exigidos nas provas de certificação financeiras são próximos e às vezes podem nos confundir. Por isto, uma dica importante para as provas de certificação é associar o princípio da Integridade com confiança. Oferecer serviços com integridade implica em confiança total dos clientes e no profissional ser totalmente confiável. Integridade implica em sinceridade e honestidade que não podem estar subordinados a vantagens e ganhos pessoais.
Quanto ao princípio da objetividade. A dica é associar objetividade com imparcialidade. O princípio da objetividade implica em imparcialidade e honestidade intelectual. Vender o que é certo para o cliente, não em função da meta do banco, mas em função da ótica e da necessidade do cliente. Por isto, deve ser feita a API - Análise do Perfil do Investidor.
Quanto a princípio da competência este deve ser associado ao conhecimento. Competência é o "CHA" - conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes de um profissional. Ser competente significa atingir um determinado grau ou nível de conhecimento e habilidades para que seja aplicado na prestação de serviços de qualidade aos clientes. Competência também pressupõe o processo de educação continuada onde o profissional está em constante aperfeiçoamento.
O princípio da confidencialidade está associado ao sigilo bancário. As informações bancárias dos clientes são sigilosas. Um profissional certificado não deve fornecer qualquer informação a terceiros, mesmo parentes, sem a prévia autorização do titular. O mandatário deve apresentar a devida procuração legal para obter informações. Salvo com mandato judicial, a quebra de sigilo bancário é crime. Para garantir a confiança na relação profissional, o profissional deve guardar a confidencialidade ou sigilo bancário.
Quanto ao profissionalismo, este está associado a liderar pelo exemplo: "as palavras convencem, o exemplo arrasta! ". Ser profissional significa ter um comportamento digno, respeitar clientes e os demais colaboradores da equipe, evitar fofocas e boatos, a tal "rádio peão" no ambiente de trabalho.
No mundo corporativo é tendência dominante respeitar a diversidade, opções sexuais, religiões, culturas e cores. Para ter sucesso no mundo corporativo a palavra de ordem em voga é tolerância.
Por exemplo, por conta de uma festa à fantasia no final de ano de 2017, foram demitidos pela Matriz de um aplicativo de CRM, um funcionário que se fantasiou de um personagem popular de um aplicativo de mensagens, o que foi entendido pelo alto escalão da empresa como apologia ao racismo, o Gerente de Recursos Humanos que defendeu o funcionário alegando tratar-se de uma brincadeira e o CEO da Empresa no Brasil que defendeu o Gerente de RH. Sem dúvidas que esta empresa leva as questões de profissionalismo muito a sério.
Profissionalismo significa trabalhar uma imagem positiva da empresa e da marca, de sua marca pessoal e assumir o compromisso de servir bem. É preciso ser diplomata e ter a flexibilidade para superar obstáculos, mesmo que se "engula alguns sapos", o profissional precisa desenvolver a habilidade de contornar situações de conflito.
Quanto ao princípio da probidade, o Dicionário da língua portuguesa Michaelis a define como: "qualidade do que é probo, integridade de caráter, honestidade, honradez, retidão". Na prova da ANBIMA devemos associar probidade com evitar conflitos de interesse e vendas casadas.
A probidade significa que o colaborador deve ser imparcial e justo e manter uma relação profissional de integridade, gerenciando e revelando eventuais conflitos de interesse. Probidade na administração também significa agir com decoro e tratar as demais pessoas como gostaríamos de ser tratados.
Finalmente, devemos associar diligência com cumprimento de prazos. Diligência significa o fornecimento de serviços profissionais em prazos adequados ou diligentes. Implica em tratar os compromissos profissionais com dedicação, zelo e vigor, cuidando de forma adequada do planejamento e da execução dos serviços nos prazos adequados.
O profissional diligente evita a procrastinação, o mau hábito de deixar as coisas para depois. Em instituição financeira sempre que possível devemos seguir a regra do "Do it Now". Devemos fazer na hora e certo na primeira vez para evitar que os conflitos se transformem em crise.
A Ética nas Certificações Financeiras da ANBIMA
Segundo o CEO da Pecúnia Educação Financeira, Prof. Diercio Ferreira, nas provas da ANBIMA CPA-10, CPA-20 e CEA Anbima, o tema ética, regulamentação e lavagem de dinheiro corresponde entre 16% e 11% das questões, respectivamente.
A Pecúnia Educação Financeira é uma empresa especializada em treinamento sobre certificações financeiras da ANBIMA, ANCORD e correspondentes bancários com equipe de professores altamente especializados oriundos do mercado bancário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário