Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apenas um terço dos brasileiros sabem o que são e para que servem os bots nas redes sociais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa da Avast revelou que 36% dos brasileiros desconhecem bots nas redes sociais e 30,44% já ouviram falar a respeito, porém, não sabem exatamente para que servem. Usuários precisam estar atentos para evitar bots, que podem ser criados para disseminar notícias falsas nas redes sociais, tentando manipular a opinião das pessoas, especialmente nas eleições.

O Brasil está na contagem regressiva para as eleições do próximo domingo (28/10), quando será decidido quem será o futuro presidente do país. Este segundo turno ainda vai eleger governadores para vários estados brasileiros e o Distrito Federal.

Fatos sobre a disseminação de informações políticas falsas nas redes sociais têm sido amplamente discutidas. A Avast, líder global em produtos de segurança digital, divulgou recentemente dados de sua pesquisa que abordou a opinião dos brasileiros sobre os impactos das notícias falsas nos resultados das eleições. O levantamento revelou que ao serem questionados sobre a veracidade das notícias que circulam nas plataformas sociais, 75% dos entrevistados disseram não ter sempre certeza de que as informações são realmente verdadeiras.

A Avast também questionou os participantes da pesquisa sobre os bots nas redes sociais. Surpreendentemente, apenas 33,49% dos brasileiros afirmaram saber o que são e para que servem os bots. Contudo, 36% dos entrevistados disseram desconhecer o tema e 30,44% já ouviram falar a respeito, porém, não sabem exatamente a função dos bots nas plataformas sociais.

Considerados softwares (robôs), os bots são utilizados para tornar automáticas e eficientes determinadas tarefas repetitivas no mundo virtual. Uma delas é a coleta de informações relevantes na web, por meio de pesquisas com palavras-chave e hashtags, com o objetivo de ajudar os usuários.

No entanto, os bots também têm chamado a atenção de pessoas mal intencionadas que podem utilizá-los de forma indevida, para minerar dados dos usuários na internet e, especialmente em época eleitoral, fornecer informações falsas para tentar manipular a opinião das pessoas. Para isso, criam contas automatizadas que imitam o comportamento do ser humano e chegam a fazer posts, acompanhar outras contas e até interagir com pessoas reais nas redes sociais.

Ainda segundo a pesquisa da Avast, a maioria dos brasileiros (68,67%) disseram que as notícias ou comentários específicos nas redes sociais podem, geralmente, influenciar a opinião política de alguém com relação a um partido político ou um candidato. O estudo mostrou ainda que 67,58% dos entrevistados não seguem candidatos ou partidos políticos nas redes sociais.

Com o uso de inteligência artificial, tem sido cada vez mais difícil reconhecer se a conta do usuário é de um bot (robô) ou de uma pessoa real. Uma boa dica para evitar que bots maliciosos se infiltrem na rede social do usuário, é não aceitar solicitações de amizade de desconhecidos.

Metodologia da pesquisa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar