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O mercado de seguros nos últimos anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandra Flor da S Nascimento via /Cqcs/
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O mercado de seguros nos últimos anos

Desde a comercialização do primeiro seguro no Brasil em 1808 com a abertura dos portos ao comercio internacional (seguro marítimo), que era regulado pelas leis portuguesas e com a promulgação do Código Comercial Brasileiro em 1850 que foi de suma importância para o desenvolvimento do seguro em nosso país, já enfrentamos altos e baixos neste mercado que independente das crises financeiras enfrentadas ao longo destes anos, continua em crescimento.

As empresas do mercado de seguros evoluíram bastante nos últimos anos, tanto no processo de contratação quanto no do pagamento de sinistros. A fiscalização da Susep também tem se mostrado mais efetiva, garantindo que o setor fique cada vez mais confiável e trazendo mais credibilidade para os profissionais de seguros.

Atualmente nossa categoria representa aproximadamente 5% do PIB nacional, com pouco mais de 93 mil corretores registrados na SUSEP, dados atualizados pela FENACOR (Federação Nacional dos Corretores), que completa 50 anos em 2018, cuja missão é proporcionar a integração dos Corretores de Seguros via SINCOR´S, na busca da qualificação profissional, primando pela ética no exercício de sua função, defendendo os direitos e criando mecanismos para melhorar e ampliar o mercado de seguros no Brasil.

Mesmo com as incertezas financeiras e políticas que estamos vivendo atualmente, as perspectivas de crescimento para os próximos anos são melhores se comparados aos anos anteriores podemos identificar dois fatores que estão contribuindo para este crescimento: o aumento do conhecimento por parte da população sobre a importância dos seguros, principalmente os seguros de pessoas e a competição “sadia” entre os corretores, que precisam estar em constante evolução para continuar fazendo parte do mercado.

No Rio de Janeiro, podemos citar ainda como um ponto positivo o incentivo a capacitação dos corretores através dos órgãos que regulam o mercado, como exemplo cito o Sincor/RJ através de sua diretoria de ensino, que tem investido em conhecimento e a qualificação dos funcionários e sócios das corretoras, contando ainda com a parceria de algumas seguradoras para desenvolver este projeto.

O corretor qualificado e com conhecimento do produto que está comercializando consegue identificar a necessidade do cliente de forma mais rápida e, com isso, oferecer uma solução em curto espaço de tempo, sendo assertivo e mais eficaz.

“Não basta vender, encante seu cliente”.

Alexandra Flor da S Nascimento – Graduada em Marketing e Tecnologia da informação pela Universidade Estácio de Sá (RJ – 2004) e Pós-graduação em Gestão de Negócios (em andamento), além de cursos diversos na área atuante. Corretora de seguros, com foco em pessoas e benefícios, possui carreira desenvolvida há mais de 18 anos nas áreas de Consultoria, gestão de clientes corporativos e projetos de seguros de afinidades, atuando com foco nos resultados e necessidades das empresas. Tem experiência na parte comercial, pós-venda, recrutamento e desenvolvimento de pessoas.


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