Brasil,

4º Fórum da Saúde Suplementar começa no Rio de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura / IMAGEM: freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

4º Fórum da Saúde Suplementar começa no Rio de Janeiro

Evento tem foco na eficiência do setor, que deve ser oriunda do debate inclusivo de todos os atores da área

Por Tany Souza

Na manhã desta segunda-feira (22), começa o 4º Fórum da Saúde Suplementar com foco no desafio da eficiência em saúde, um debate inclusivo. O evento começou com a presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Solange Beatriz Palheiro Mendes.

“Um atento olhar no setor da saúde causa espanto. A inclusão e o acesso de novos beneficiários são percebidos como ameaça e não como avanço da sociedade. São tempos desafiadores, é necessário exaltar a sensatez dos debates, para que o resultado em qualquer hipótese seja a confiança”.

Ela também ressalta que é necessário mais e não menos. “Mais política sadia, diálogos e consenso, sem genuína disposição ao diálogo não poderemos resolver os desafios do nosso setor e os problemas que atingem a um quarto da população brasileira”.

Os dados recentes indicam as virtudes e também os desafios da Saúde Suplementar. “Em 2017, segundo ANS, as operadoras movimentaram cerca de R$ 180 bilhões, 2,7% do PIB, 150 bilhões destinados às assistências, mais de 78% dos médicos atuam em saúde suplementar. Se os números revelam a nossa importância também apontam um desafio maior, que é o aumento dos gastos do setor. Sabemos que a progressão dos custos assistenciais não é explicada pelo envelhecimento da população, mas também da demanda e o modelo de remuneração, além dos procedimentos desnecessários que podem causar danos aos pacientes”, comenta Solange Beatriz.

Visão institucional

Já Márcio Serôa de Araújo Coriolano, presidente da CNSeg, falou sobre os pilares da Confederação. Segundo ele, 42,4% representam tudo o que é movimentado anualmente para proteção de patrimônios, vida e saúde. Ele também lembrou que recentemente houve algum ressentimento para a retomada do conselho de saúde. “Trata-se de retomar uma instância governamental, que tem como função integrar políticas públicas e evidencia a transitabilidade com as políticas econômicas e do consumidor. “Agora é preciso mirar em convergência no cuidado da saúde, sustentação do setor e o protecionismo do consumidor”.

O Desembargador do Tribunal Regional do Rio de Janeiro e Coordenador-geral do Instituto Nêmesis, Werson Rêgo, disse que o ponto principal do evento é na construção de diálogo sincero e soluções para saúde brasileira. “São muito sérios os desafios enfrentados e não somente como discurso demagógico. Os recursos devem ser corretamente investidos para que seja disponível a saúde que está prevista na nossa constituição”.

Para ele, os desafios são imensos, mas é preciso que haja lealdade intelectual, transparência e espírito público na busca de soluções que atendam a todos. “É fundamental que o sistema como um todo esteja estruturado em entidades, que tenham sistemas estruturados e abertos aos diálogos, mas também que o outro agente econômico, que é consumidor, esteja representado na disparidade de forças, que é através da justiça.

Para Carlos Alberto de Paula, diretor de supervisão de conduta da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as premissas sociais do país mudaram e por isso é preciso discutir o setor de saúde como um todo. E foi o que complementou Leandro Fonseca, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Esse evento traz oportunidade em debatermos o setor que está em risco diante da escala de custo e preços, temos que discutir o financiamento da saúde pública e privada. Por isso, deve ter uma harmonia entre todos pelo que se deve fazer. Na medida em que todos os elos da cadeia coloquem o consumidor no centro do sistema, conseguiremos entregar melhor saúde em um sistema sustentável”.

Longevidade

O Ministro de Estado da Saúde, Giberto Occhi, disse que esse fórum trará ideias e alternativas para que a saúde atinja seus objetivos na questão da transparência, da possibilidade de ter planos que possam cumprir com grandes objetivos atender a população. “Hoje o sistema publico de saúde faz 3,8 bilhões de procedimentos, 1,4 bilhões de consultas por ano, 900 milhões de exames por ano, 160 milhões de pessoas que usam o SUS exclusivamente, 1,2 bilhões de internação”.

Occhi ressaltou que teremos que enfrentar juntos o envelhecimento da população. “Hoje estamos com 25 milhões de pessoas acima de 60 anos e isso será uma crescente, por isso precisamos cuidar de maneira preventiva, enfrentando as doenças crônicas, o açúcar e o sódio na nutrição da população”. Ele ainda complementou: “Além do desafio do trânsito, saneamento básico, álcool, drogas, precisamos melhorar a informação e a informatização da saúde, que é o que estamos desenvolvendo na questão do prontuário e o agendamento, um dos desafios na saúde pública e suplementar. A saúde pública e suplementar andam de mãos dadas para entregar o que há de melhor para a sociedade”.

E para finalizar a abertura do evento, o Ministro de Estado da Justiça, Torquato Jardim, enfatizou que essa discussão acontece no momento certo, por estamos a poucos dias das eleições do segundo turno para presidente do Brasil. Além disso, ele também lembrou que a constituição já prevê a impossibilidade do governo de suprir o sistema de saúde. “Isso porque, antes mesmo da constituição criar o SUS, antecipa a incapacidade governamental que abre oportunidade para a parceria público-privada”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar