Brasil,

Compliance para o combate à fraudes empresariais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gleriani Ferreira*

Em tempos de lava-jato a população tomou mais conhecimento dos métodos adotados em investigações, acompanhando o uso de câmeras e microfones escondidos, além de outros instrumentos tecnológicos cada vez mais eficientes.

No âmbito empresarial, muitos prejuízos são causados com desvios de cargas, inadimplência por parte de clientes-fantasma, subornos e propinas orquestradas por colaboradores de diversas áreas. Por serem assuntos sigilosos, poucos livros e artigos acadêmicos apresentam casos e seus desdobramentos. Além disso, como diz o ditado popular, apenas colocamos o cadeado no portão depois do roubo. No entanto, muitas empresas estão aderindo às boas práticas de Compliance exatamente porque estão percebendo os inúmeros riscos aos quais estão expostas.

Edson Cardoso, da Igefe Consultoria, possui mais de 20 anos de experiência em Compliance e diz que empresas de todos os portes podem registrar perdas em alguma parte das suas operações, mas para ele muitos casos são evitáveis. "Não devemos fazer julgamentos antecipados, mas também não podemos subestimar as pessoas". Sua experiência mostra que frequentemente as fraudes contam com colaboradores de diferentes departamentos que atuam como uma quadrilha, podendo envolver também parceiros externos.

Boas práticas que evitam prejuízos financeiros e reputacionais devem começar com a definição de um Código de Conduta, mas não se trata apenas de mais um manual para ser esquecido na gaveta ou na intranet das grandes corporações. Um Canal de Denúncias costuma ser muito eficiente, principalmente porque dá voz àqueles que estão sendo penalizados ou notaram alguma irregularidade e querem denunciar em segurança. Cardoso destaca que todos os casos devem ser apurados com sigilo e imparcialidade.

Treinamentos periódicos, mapeamento de riscos e o olhar atento de uma área de Compliance também são medidas capazes de melhorar a performance da empresa, evitar desperdícios e prejuízos de diversas formas.

Por fim, empresários e gestores, reservem uma parte do seu dia para o planejamento estratégico. Delegue as atividades rotineiras e, todos os dias, abram um espaço na sua agenda para observar sua organização, seus concorrentes e seus clientes. Somente assim será capaz de identificar riscos e oportunidades para a sustentabilidade do seu negócio.

Gleriani Ferreira é professora de Sustentabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie Alphaville

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar