Brasil,

Seis de cada dez empresas do país fecharam as portas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Marques Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seis de cada dez empresas do país fecharam as portas

Inexperiência e falta de planejamento antes de abrir as portas, são as principais causas desses índices, alerta especialista

Mais 341 mil empresas tiveram que encerrar suas atividades nos últimos três anos no Brasil e o setor mais afetado foi o comércio, onde mais de 262 mil empresas precisaram fechar suas portas. Os números são do IBGE e mostram ainda que atualmente apenas 40% dos empreendimentos conseguem ultrapassar cinco anos de existência, ou seja, de cada dez empresas, seis são fechadas. O balanço mostra também que mais da metade é obrigada a declarar falência antes dos 2 anos de fundação e 71% sequer possuem funcionários.

Além da recessão, outros fatores têm contribuído para esses índices. Mais de 50% empreendedores entrevistados na pesquisa revelaram que esbarram em dificuldades de acesso a recursos financeiros e outros 44% não conseguem enfrentar a alta carga tributária. No caso das microempresas, que representam 95% das empresas totais (excluindo MEI), a taxa de mortandade chega a 45%.

Ao analisar estes índices, o consultor financeiro Mauro Fontes destaca os fatores que têm colocado o Brasil na liderança do ranking dos países com os maiores índices de falência das empresas. Fontes explica que esses percentual se dá principalmente por conta do despreparo dos empreendedores em um processo fundamental para o sucesso do projeto: a pré-abertura do negócio. “Fatores como o tipo de ocupação dos empresários, a experiência no ramo e a motivação para empreender, antes de abrir as portas, são determinantes para o sucesso ou fracasso de qualquer atividade empresarial. O futuro empreendedor precisa saber que este grande percentual está muito mais ligado aos fatores relacionados à fase de pré-abertura do que pós. Em mais de 95% dos casos, isso está diretamente relacionado também ao comportamento do próprio empreendedor.”

O especialista orienta ainda que para não engrossar estes números, o empresário pode adotar medidas que passam por um planejamento e um sistema de gestão negócios, além de capacitar os donos dos estabelecimentos em gestão empresarial. “Quem quer ser dono do próprio nariz no Brasil, precisa estabelecer essas metas como primordiais, para não entrar para o ranking das empresas fechadas.”

O entrevistado: Mauro Fontes, é formado em contabilidade e administração de empresas. Hoje, CEO da Contabilivre, ele é dono de uma habilidade ímpar em oferecer consultoria contábil e tributária para empresas de diferentes portes. Mauro também é palestrante e mentor na área de empreendedorismo e gestão financeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar