Brasil,

Como o cenário atual pode ajudar ou atrapalhar sua Startup?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jeniffer Noronha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como o cenário atual pode ajudar ou atrapalhar sua Startup?

Especialista fala sobre as particularidades em conseguir empreender com startups no Brasil

No Brasil, Startups enfrentam uma dura realidade: menos de 20% delas sobrevive aos primeiros anos de vida, e quase nenhuma chega ao sonho de se tornar unicórnio como a 99 ou abrir capital na bolsa como a Arco Educação. Isso se deve principalmente à deficiência do governo em estabelecer incentivos adequados e também à falta de acesso ao capital (investimentos).

Corroborando com as estatísticas já levantadas, uma pesquisa recente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), podemos verificar que os principais motivos para o fracasso de Startups brasileiras são: a dificuldade de acesso a capital (40%), obstáculos para entrar no mercado (16%) e desentendimento entre os sócios (12%).
Um dos principais obstáculos para a entrada dessas startups no mercado são as regulamentações antiquadas e inadequadas aos tempos modernos. A tributação é voltada para o formato tradicional de empresas e não há incentivos, principalmente para a nova economia colaborativa, como por exemplo o Uber, 99, Air BNB e o mais recente Arcade City, que já se baseia na inovadora tecnologia Blockchain, a mesma utilizada no Bitcoin.

Mesmo assim a “Lei do Investimento Anjo” já foi um pequeno passo em direção ao progresso no que se diz respeito ao incentivo para a criação de mais Startups, pois reduz alguns dos riscos para o investidor.

Já o principal desafio para as Startups é a dificuldade no acesso ao capital, como sugere a pesquisa do Mdic, e para Dennis Nakamura, que contribuiu com quase-unicórnios como o iFood S/A e o Westwing Home & Living, e atualmente é co-fundador e CEO da startup brasileira RELP! Aceleradora: “A quantidade de fundos de investimentos brasileiros vem crescendo com o sucesso de algumas startups nacionais como Buscapé, Movile, UOL, e as mais recentes 99, NuBank e iFood, porém chegar até eles não é tarefa fácil. Na maioria das vezes os fundos querem algo mais concreto, com resultado “rodando” já para investir e escalar. E, com isso, apenas algumas startups são premiadas com o recurso financeiro”.

Outro fator importante para a escassez de investimentos para Startups é o fato dos investimentos financeiros no Brasil ainda oferecerem taxas atrativas considerando seus riscos, como os CDBs e Tesouro Direto.

Mesmo com esses desafios, Dennis e seus sócios trabalharam duro e tiveram a “sorte” de encontrar Robinson Shiba como investidor Anjo e Mentor, uma vez que o negócio da Relp! está em linha com seus principais negócios: Gendai, China in Box e o programa de entretenimento e empreendedorismo Shark Tank Brasil do canal Sony.

Apesar de já terem abrangência nacional, Dennis afirma que: “Ele (Shiba) nos ajudou a criar e validar a Relp!, agora chegou a hora de buscarmos uma rodada maior de investimento para digitalizar e escalar a empresa. E quem sabe chegar ao IPO como o Westwing Europa fez agora em Outubro com valor de 605 milhões de dólares.”

No Brasil, infelizmente nem todos têm a mesma sorte de Dennis e seus sócios que acabaram por receber o aporte de um “tubarão”, então resta às startups brasileiras abusar da criatividade para contornar esse problema ou, se precisar, usar o alto câmbio atual para barganhar seus investimentos no exterior, em dólar.

Dennis, Robinson e equipe da Relp! Aceleradora com seus parceiros Chefsclub e inovaBRA do Bradesco


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar