Jovens profissionais preferem startups às multinacionais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Garcia

Rotina mais flexível e autonomia nas tomadas de decisão são características que chamam a atenção da nova geração

"Eu jamais entraria em uma empresa que tenha dresscode", afirma Gabriel Andrade, de 22 anos, que é analista de comunicação do GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil. Assim como ele, cada vez mais, jovens profissionais buscam ambientes mais flexíveis para fazer carreira. Segundo um estudo realizado pelo Trampos, site de emprego na área de criatividade do Brasil, 68% dos jovens entrevistados consideram a flexibilidade do horário e o desenvolvimento pessoal os pontos mais importantes no momento de aceitar oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das alternativas encontradas pelos jovens é ingressar em startups, que são empresas que inovam por meio de um modelo de negócio escalável. "De uma forma geral, vejo que há uma série de diferenças entre uma empresa convencional e uma startup, porque na nossa realidade é sempre colocado em pauta o nível de responsabilidade de cada um no business", pontua Mellody Gesualdo, supervisora operacional da Singu, marketplace de beleza e bem-estar.

Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sete em cada 10 pessoas de 15 a 24 anos saem do emprego, mais especificamente das multinacionais, antes de completarem um ano. Esse dado aponta o descontentamento dos mais jovens com os padrões das grandes empresas. Com essa nova geração, saem de cena as salas de reuniões, o terno e a gravata e os horários bem definidos, dando lugar aos ambientes descontraídos e às roupas casuais. "No GetNinjas, somos respeitado por quem somos e podemos ser quem quisermos ser", completa Gabriel.

"Aprendemos sobre negócios, boas práticas, tendências de mercado e metodologias de sucesso. O modelo tradicional acaba te fazendo ser só mais um e fica estampado que você é descartável; já numa startup, os resultados que são gerados para a empresa ficam escancarados o tempo todo e o aprendizado é muito rápido", afirma Artur Mendes, implementador de projetos na Octadesk, especializada na gestão de relacionamento com clientes.

As startups contam com uma construção interna diferente, tornando possível que os colaboradores realizem as atividades diárias da forma que preferirem. "A importância do trabalho de cada funcionário é sempre levada em consideração de uma forma muito particular, assim, a empresa funciona como um todo", afirma Mellody.