Quer tirar sua nova ideia de negócio do papel? Conheça 6 fatores que devem ser considerados pelo empreendedor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Gimenez

Marcus Linhares oferece metodologia de modelagem de negócio que irá ajudar o leitor a avaliar sua ideia empreendedora

Você acha que chegou a hora de uma nova fase na sua carreira, de abrir seu próprio negócio e finalmente tirar uma velha ideia do papel? Ótimo, mas, você conhece o mercado em que está querendo atuar? Sabe se sua ideia é inovadora o suficiente para ser absorvida por ele? Que habilidades são necessárias para fazer o negócio decolar? Como irá gerir o negócio? Essas perguntas assustam, mas são apenas algumas das reflexões propostas por Marcus Linhares em C.H.O.Q.U.E. — Tratamento para o surto empreendedor (Benvirá | 184 pp. | R$ 49,90).

Linhares, duas vezes vencedor do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, oferece metodologia própria de modelagem de negócio que irá ajudar o leitor a avaliar se sua ideia tem potencial para virar um negócio viável e a dar os primeiros passos para colocar seu plano em andamento. “Vale relembrar que ensinar empreendedorismo não é apenas ensinar a abrir um negócio, é também mostrar a necessidade da consciência de uma mentalidade de perceber oportunidades e desenvolver comportamento para abraçá-las”, afirma o autor.

O Tratamento de C.H.O.Q.U.E. é composto por seis fatores que devem ser consideradas pelo empreendedor ao longo do processo de abertura ou de reestruturação de um negócio:

• Conhecimento

Esse processo será o passo inicial para um futuro posicionamento empresarial. É o momento em que se definem as prioridades organizacionais e o conhecimento mercadológico, a fim de segmentar o público e criar as diferenças que serão aprimoradas para se destacar diante da concorrência;

• Habilidade

O fator representa a força das pessoas como protagonistas do processo empreendedor, em virtude da sua capacidade de aprendizagem, de contato com o público-alvo e, sobretudo, de trabalho em equipe. O maior desafio de gerenciar pessoas é o de integrar objetivos organizacionais aos objetivos individuais. Para isso, o gestor deverá desenvolver habilidades, com foco na estratégia empresarial, para incluir pessoas com as devidas aptidões e tornar eficientes os processos no momento de sua aplicação operacional;

• Operacionalidade

As Oper(Ações) significam as práticas gestoras que foram idealizadas e organizadas a partir de estratégias logísticas, com a finalidade de agregar e dar referência ao principio de eficiência e aos critérios de produtividade, ações e serviços oferecidos pelo empreendimento. Para dar viabilidade às Oper(Ações) é preciso que haja integração entre todos os 6 fatores;

• Quanti-Qualidade

O critério refere-se à Quantidade de recursos que serão utilizados para gerar e manter os critérios de Qualidade. Nesta etapa, a análise tem o objetivo de subsidiar os atos que irão gerenciar todos os aspectos que se enquadrem na relação custo-benefício. Para isso, faz-se necessário entender de onde esses recursos são originados e como serão aplicados e administrados;

• Uniformidade

A definição das estratégias de um negócio é o resultado da compreensão, por parte do empreendedor, de seu principal insumo: as informações. Elas podem atuar como inputs que, ao serem processados, contribuem para a tomada de decisões. Assim, a Uniformidade corresponde à utilização das informações no gerenciamento estratégico, afim de compor a base das análises ambientais e criar sistemas e métodos a serem utilizados em congruência com as Oper(Ações);

• Efetividade

Todo indivíduo consome virtude de alguma necessidade, seja esta de sobrevivência ou de status. A Efetividade corresponde à percepção que o consumidor tem de como suas necessidades estão sendo satisfeitas por um determinado mercado ou por um empreendimento. A relação de aproximação entre as necessidades e as ações de oferta é justificada por estratégias de desempenho empresarial e expectativas de consumo. Essa relação representa valores utilizando, sobretudo, conceitos de inovação.

C.H.O.Q.U.E. – Tratamento para o surto empreendedor, Marcus Linhares
Benvirá, 184 páginas
Preço sugerido: R$ 49,90
Para mais informações: https://www.facebook.com/Benvira/

SOBRE O AUTOR

O empreendedorismo corre nas veias de Marcus Linhares. Formado em Administração, com MBA em Gestão Empresarial, Mestrado em Educação e Doutor em Biotecnologia Industrial, abriu seu primeiro negócio aos 14 anos: uma locadora de videogame no bairro em que morava. Vencedor do Prêmio Educação Empreendedora Brasil, iniciativa doInstituto Endeavor e Sebrae, nos anos de 2010 e 2012, encontrou na educação sua verdadeira vocação. Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal do Piauí, mentor e investidor de startups. É um dos fundadores da NAVE Aceleradora, que promove aceleração de startups, modelagem de negócios, projetos de inovação e tecnologia. Em 2013, foi campeão do Prêmio Tecnologias que Transformam, uma iniciativa da Fundação Telefônica/VIVO.

SOBRE A BENVIRÁ

Integrando o grupo Somos Educação desde dezembro de 2015, a Benvirá promove cultura e entretenimento a diversos públicos por meio de obras de ficção e não ficção. Na linha de ficção, os destaques são os romances e contos escritos por influenciadores digitais (como Mica Rocha e Fred Elboni) e os livros que deram origem a séries de TV, filmes e games – além de infantojuvenis, como a série Terra de Histórias, de Chris Colfer. Já a linha de não ficção é conhecida pelas biografias (principalmente as ligadas ao universo da música), por livros de desenvolvimento pessoal (tendo Augusto Cury como principal autor) e por títulos voltados a gestão, carreira, finanças pessoais e inovação (trazendo autores-referência como Shawn Achor e Samy Dana).