Brasil,

Novas tecnologias disruptivas acentuam consolidação no varejo, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Montes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os varejistas na América Latina enfrentam o desafio de se adaptar às novas tecnologias disruptivas, entre elas a robótica, inteligência artificial, Big Data, sistemas de rastreamento para clientes dentro e fora das lojas e mineração de dados, aponta o estudo DISRUPTION AND INNOVATION IN LATIN AMERICAN RETAIL DISTRIBUTION, coordenado pelo Center for Digital Business Transformation do gA, em parceria com o professor Raul Katz, diretor de Business Strategy Research na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

• Com um crescimento constante de 13,8%, os novos varejistas (que já nasceram puramente digitais) aumentarão sua participação no mercado. Mesmo assim, o crescimento será limitado pela crescente entrada de grandes multinacionais na região, como a Amazon.

• Mesmo países como Argentina, Brasil e Chile, que estão em estágio avançado de comércio eletrônico, representam uma pequena parcela dos fluxos de varejo em relação ao mundo desenvolvido. No Brasil, reconhecido como o maior mercado de comércio eletrônico da região, apenas 4,98% do comércio varejista é feito através da Internet.

• Para tecnologias específicas, o varejo superará a adoção por parte de outros segmentos da economia geral: robótica (adoção de 5,6% contra. 4,5% em todos os setores), impressoras 3D (7,5% adoção versus 7,3) % em todos os setores), e block chain (4,6% no varejo versus 4,7% em todos os setores).

• Com exceção da Colômbia, o setor de varejo na América Latina está defasado na digitalização mais baixa da cadeia de suprimentos, em comparação com a economia em geral.. A mudança mais importante, que ameaça provocar reviravoltas no setor, é a propagação da segunda onda de transformação digital. Após a expansão do comércio eletrônico, grandes varejistas enfrentam os desafios de se adaptarem às novas tecnologias disruptivas.A transformação digital significa, nestes casos, disrupção ou a adoção de novas tecnologias avançadas que geram mudança drástica na cadeia de valor.
“Os varejistas que já nasceram digitais vão crescer por deterem maior conhecimento, maturidades e preparo”, acrescenta Fernando Gamboa, diretor do gA. “O varejo físico tenta retomar protagonismo com a combinação de tecnologias digitais para alavancar vendas. As lojas tradicionais ainda respondem por 90% das compras. E devem reforçar competitividade com adoção de estratégias de Omnichannel ou convergência de canais.Como ter lojas com showroom, cliente escolhe o que agrada e retira onde quiser, acrescenta Gamboa.
As lições aprendidas nas economias desenvolvidas são úteis para prever a evolução do setor, observa Katz. A ruptura predominante nos modelos de negócios provocada por empresas inovadoras e disruptivas , que formam a “ponta do iceberg”, irá expulsar do mercado aquelas varejistas que não serão capazes de se adaptar aos novos modelos de negócios. Esta onda, agravada pelo baixo nível de formalização do setor, resultará em mais consolidações e saídas dos pequenos e médios varejistas nos países analisados (Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Peru, Uruguai, México). Somente irão sobreviver e coexistirem com os mais competitivos caso se adaptarem ao novo desafio competitivo e serem apoiados por “especialistas” em áreas-chave como atendimento, automação de armazéns e uso de tecnologias digitais avançadas, adverte Katz.
"O maior desafio para os varejistas tradicionais está na convergência de canais para tentar integrar tecnologias digitais em suas estratégias de negócios, enquanto os varejistas digitais buscam formas de replicar digitalmente os benefícios da compra tradicional na loja física", diz Fernando Gamboa, diretor do gA e especialista em varejo. "O futuro do setor está em um ponto em que os mundos físico e digital se encontram para oferecer o melhor das duas experiências para o cliente", destaca Gamboa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar