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Dia nacional da micro e pequena empresa

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Empreendedores e especialistas dão dicas para quem deseja abrir o próprio negócio

Na sexta-feira, 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data faz referência à criação do Estatuto da categoria em 1999 - regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Apesar de serem denominadas como "pequenas", o impacto na economia brasileira é grande, pois, entre outros benefícios, são fontes de criação de postos de trabalho - responsável por mais de 80% dos empregos formais neste ano, segundo o Sebrae. Em meio à crise, empreender se tornou ainda mais uma opção para quem quer uma renda extra ou precisa de uma nova ocupação. Pensando nisso, especialistas e empreendedores separaram dicas e um passo a passo para quem deseja ter o próprio negócio.

Para Lucas Moreira, sócio-fundador da rede de franquias Splash, cafés e bebidas urbanas, antes de pensar em abrir uma microempresa , o futuro empreendedor deve conhecer quais são os negócios mais adequados ao seu perfil. "Não adianta investir em algo que a pessoa não se identifica, as chances de ter sucesso já começam por aí", ressalta. Empreendedor há dois anos, o CEO da OAKBERRY Açaí Bowls, Georgios Frangulis, corrobora com Moreira. Segundo ele, essa escolha é o primeiro passo para quem pensa em abrir uma empresa. "Depois de definir o perfil, o empreendedor deve definir o segmento mais adequado ao local que montará e ao capital disponível", diz Frangulis.

Especialista do time da Organica, líder na aceleração de negócios e pessoas, Diego Daminelli alerta que antes de partir para a burocracia de abertura de um negócio, o empreendedor deve: conhecer os concorrentes e possíveis substitutos; criar a estrutura básica de tecnologia para servidores, sistemas e infraestrutura; e organizar a contabilidade básica, como impostos, orçamento, capital de giro e fluxo de caixa.

Depois de todos esses pontos alinhados, os especialistas orientam seguir os seguintes passos para dar início à "papelada" da empresa:

1. Registro na Junta Comercial

O primeiro passo é registrar a empresa na Junta Comercial na cidade em que ela será instalada. Dependendo do estado, as Juntas Comerciais podem exigir documentos diferentes para efetuar o cadastro. A documentação mais comum envolve RG, CPF e contrato social;

2. NIRE

Após o registro, o empreendedor receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa). Em formato de etiqueta ou carimbo, o número é um registro da legalidade da empresa. Obrigatório para empresas do ramo comercial desde 1994, sem o NIRE não é possível ter o CNPJ;

3. CNPJ

Com o NIRE em mãos, é possível obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O cadastro é feito no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico, o Documento Básico de Entrada. No momento de cadastrar o CNPJ, o microempreendedor escolhe a atividade que a empresa exercerá. A definição da atuação da instituição deve ser feita com cuidado pois a classificação escolhida é usada de base para tributação e fiscalização;

4. Alvará do Corpo de Bombeiros

Esse é um documento importante para a integridade física do empreendedor, colaboradores e clientes. O alvará determina grau de risco da edificação. A solicitação é feita junto do Corpo de Bombeiros;

5. Alvará de Funcionamento

Na prefeitura da cidade em que a microempresa se instalará, o empreendedor solicita o alvará de funcionamento. A partir daí, o empresário já pode começar a tocar o seu negócio.

Sobre a OAKBERRY

A OAKBERRY Açaí Bowls nasceu em 2016 para atender a um nicho de mercado ainda pouco explorado, o fast food de alimentação saudável. O portfólio da rede apresenta bowls e smoothies de açaí 100% natural em três tamanhos - 350ml, 500ml e 700ml - como acompanhamento mais de 15 toppings e algumas opções extras – desde os mais básicos como banana, granola de castanha e mel orgânico até chia, whey protein, pasta de amendoim e paçoca diet. Atualmente a rede conta com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e Porto Alegre somando 73 operações. Há planos de expansão para todas as regiões do Brasil e também para o exterior. Com investimento inicial de R$300 mil, atualmente, a rede fatura em média R$25 milhões por ano e até 2019 o objetivo é que o faturamento seja superior a R$90 milhões.

Sobre a Splash

A Splash Cafés e Bebidas Urbanas, é a primeira franquia de bebidas exclusivas com base em sabores brasileiros. Fundada por Lucas Moreira, especializado pela Franchise University e membro do Comitê de Economia de Jovens Empreendedores - CJE/FIESP. Tendo sua primeira loja localizada em São Paulo a Splash possui o formato de várias franquias em uma só e com um investimento a partir de R$ 76.000,00 o objetivo de faturamento para o primeiro ano é de R$ 5 milhões.

Sobre a Organica

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Organica, empresa que lidera o crescimento acelerado de negócios, tem o objetivo de auxiliar companhias em busca de avanço exponencial e sustentável, em um ambiente cada vez mais desafiador. O diferencial da companhia é que, além de desenhar o planejamento estratégico, também lidera a execução. Fundada em 2014 por Roni Cunha Bueno, a empresa conta com os sócios Renato Mendes, Priscilla Erthal, Pedro Paulo Moraes, Maurício Alexandre, Andrea Dietrich e Luciane Aquino. Já passaram pelo seu portfólio mais de 50 empresas, como MaxMilhas (Melhor startup 2017), Méliuz (Melhor startup 2016), Dr. Consulta (Empresa de maior impacto 2017), Mercado Bitcoin, Nestshoes, Banco Modal, Banco Olé (Grupo Santander), Oi, Time for Fun, Terra, GetNinjas, Leiturinha, Netfarma, Serasa Experian, Empiricus, Netfarma, e.Bricks Ventures, Dinda, Objetct Edge, Me Salva!, ProntMed, entre outras.


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