Brasil,

Sonegação de impostos x inadimplência fiscal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Bernardi Pauli /Enviado por: Eduardo Sehnem Ferro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A tributação no Brasil é considerada uma das mais onerosas do mundo. Isso acarreta altos custos a empresas que acabam se tornando inadimplentes ou mesmo, até sonegando impostos.

Há diferenças expressivas entre a inadimplência fiscal e a sonegação de impostos. A sonegação de impostos é um crime contra a ordem tributária, definida pelas Leis nº 4.729/1965 e nº 8.137/1990, e é configurada como a omissão ou indicação de falsos dados, no qual a empresa é beneficiada, seja com o pagamento menor de impostos ou mesmo com seu não reconhecimento, como por exemplo, prestar declaração falsa às autoridades fazendárias, falsificar ou alterar notas fiscais e documentos similares, utilização ou emissão de documentos falsos e negar nota fiscal ou equivalente.

Já a inadimplência fiscal, caracteriza-se como o simples não pagamento dos tributos, ou seja, não passa de um descumprimento administrativo de natureza não criminal. O tributo é declarado corretamente, mas a empresa não paga o valor devido, tornando-se assim uma devedora aos cofres públicos, e conduz tão-somente à aplicação das penalidades administrativas cabíveis, como a inscrição em dívida para fins de emissão da certidão de dívida ativa - que é o título executivo extrajudicial que irá aparelhar a execução fiscal a ser promovida pela Fazenda Pública.

Então, as diferenças fundamentais entre a inadimplência e sonegação, é que na inadimplência significa que a empresa reconhece suas obrigações fiscais, porém, seja por problemas no caixa ou mesmo por desconhecimento, não realiza o pagamento do imposto até o prazo de vencimento, ficando assim, em débito com o Estado. Já na sonegação de impostos, a empresa cria uma situação para não pagar ou ainda pagar menos impostos, seja omitindo operações ou dados.

Quando há penalidade a sonegação de impostos é considerada uma prática criminosa. Ela pode ser punida com multa e ainda pena de reclusão de dois a cinco anos. Já no caso da inadimplência fiscal, a única penalidade aplicada é a mesma para qualquer outra dívida, ou seja, o pagamento dela como o acréscimo de juros e multa, o que aumenta consideravelmente o valor devido pela empresa.

Existem maneiras de se evitar tanto a inadimplência fiscal como a sonegação de impostos como a redução legal da carga tributária, seja através da recuperação de impostos e ainda na escolha da tributação da empresa. Manter a empresa com uma postura ética e da maneira mais idônea possível de suas obrigações é importante para evitar problemas futuros e até perda financeira com multas e outros problemas gerados pela sonegação de impostos e inadimplência fiscal.

Sabrina Bernardi Pauli, advogada OAB/SC 16.031, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar