Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

COPOM decide manter taxa Selic em 6,5% ao ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://artigos.toroinvestimentos.com.br/poupanca-rendimento-hoje
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Comitê de Política Monetária resolveu manter a taxa em seu menor patamar desde sua criação, em 1996.

A última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) aconteceu na última quarta-feira (19), e foi decidido manter a taxa Selic em 6,5% ao ano. A taxa vem se mantendo neste percentual desde março deste ano.

Para muitos economistas, já era esperado que a taxa básica de juros brasileira se mantivesse com o menor patamar desde a sua criação, em 1996. Para o Boletim Focus do Banco Central, é bem provável que o valor se mantenha até o final do ano.

A próxima reunião do COPOM acontecerá após o 2º turno da eleição presidencial, sendo a penúltima reunião com Ilan Goldfajn no cargo de presidente do Banco Central do Brasil.

O COPOM surgiu em 1996 e, desde então, as suas atividades são bem importantes para a economia do Brasil, porque a partir delas são definidas as questões relacionadas à política monetária e à taxa de juros básica do País..

A partir de 1999, a grande missão do comitê passou a ser manter a inflação entre os valores fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMV). Para isso, é preciso reunir todos os membros do COPOM várias vezes ao ano.

Todo começo de ano é divulgado o calendário com as 8 reuniões do comitê. Normalmente, os encontros começam na terça-feira e terminam na quarta-feira, quando as decisões são divulgadas para o mercado no começo da noite.

No primeiro dia da reunião do COPOM, os chefes de departamentos e alguns membros do Bacen apresentam diversos pontos que estão relacionados com a situação econômica do País, como por exemplo:

- Dados do sistema bancário.
- Resumo do mercado monetário.
- Detalhes sobre o câmbio.
- Balanços de pagamentos.
- Resenha da política fiscal.
- Aspectos da inflação.

No segundo dia de reunião, os membros do comitê fazem uma análise sobre todos os dados, além de relacioná-los com alguns aspectos que podem estar interferindo diretamente na economia brasileira.

Para finalizar a reunião, cada membro do comitê deve se posicionar sobre o aumento, corte ou manutenção da taxa Selic. No final da votação, é possível definir o posicionamento oficial da instituição.

Toda reunião do COPOM apresenta para o mercado uma ata com todas as considerações discutidas e a meta da Selic para o próximo período. É possível realizar o download deste documento no próprio site do Banco Central.

Além disso, esse documento também pode oferecer algumas pistas do que pode acontecer nas próximas reuniões do comitê. Ou seja, em muitos casos, dá para ter uma ideia se o COPOM pode reduzir ou aumentar a Selic a partir do próximo encontro.

Os investidores que aplicam dinheiro em investimentos que sofrem influência da Selic precisam ficar em alerta. Alguns investimentos em renda fixa e o rendimento da poupança mensal , são os que podem ser impactados diretamente em seus resultados, trazendo benefícios ou perdas.

Mesmo quem não é investidor acaba sendo impactado, pois em determinado período os produtos e serviços poderão estar mais caros devido à inflação. Em outras situações, pode parecer que a mesma renda consegue comprar mais coisas do que antes.

Isto acontece pois os juros estão elevados e as pessoas tendem a gastar menos. Como o crédito é dificultado, então as pessoas são obrigadas a poupar dinheiro e diminuir a quantidade de moeda circulando no mercado brasileiro. Através desta situação, o COPOM analisa e verifica se é necessário diminuir o percentual da Selic, para tentar controlar o esse movimento do mercado.

Por isso, é interessante sempre acompanhar a movimentação da taxa Selic para conseguir aplicar o dinheiro nas melhores oportunidades do mercado. Com uma boa estratégia e atenção ao mercado financeiro, é possível garantir bons resultados com investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar