Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba quais são as qualidades fundamentais do novo líder no mercado de trabalho atual

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Saiba quais são as qualidades fundamentais do novo líder no mercado de trabalho atual

Marcelo Policarpo, master coach da SBCoaching, faz um compilado das soft skills que todo líder tem de ter, ou seja, as habilidades particulares que compõem o "repertório" do profissional e o torna diferenciado para o mercado

Muito tem sido dito sobre a importância de desenvolver a liderança, tanto num ambiente corporativo quanto em seu próprio empreendimento. E fica a dúvida: "é possível se tornar um líder ou se nasce um?". Para Marcelo Policarpo, master coach da SBCoaching, "a essência do líder é intrínseca, mas ele tem de trabalhar no desenvolvimento de novas competências e no aprimoramento das já existentes, afinal, todo comportamento pode ser lapidado".

E para moldar esse comportamento no ambiente profissional nada melhor do que conhecer suas potencialidades e a melhor maneira de despertá-las. "Pesquisas demonstram que os profissionais que alcançam sucesso mais rapidamente em suas carreiras dominam suas soft skills", diz. Portanto, confira abaixo quais são e como usá-las:

Administrar o tempo com eficácia

Ter domínio sobre o tempo significa mais do que trabalhar 8, 10, 12 horas por dia; é utilizar essas horas a seu favor e a favor da empresa. Além da produtividade, o profissional que está na posição de liderança deve entender que um líder que nunca tem tempo para ouvir, auxiliar e desenvolver é falho na administração deste recurso.

Delegar tarefas

Delegar eficientemente tarefas garante a fluidez e agilidade nos processos, estimula o aprendizado e o desempenho de sua equipe e ainda evita que o líder se sobrecarregue. De acordo com Policarpo, há líderes que tem de se livrar de crenças limitantes como: "é mais rápido fazer do que explicar", "os funcionários não sabem fazer sozinhos" ou "um bom líder tem que dar conta de tudo".

Tomar decisões rápidas e assertivas

No trabalho, em diversas situações, é necessário trocar o perfeito pelo eficaz. "Um bom líder mantém a mente aberta, faz simulações mentais e se mantém flexível para tomar a melhor decisão", afirma o especialista.

Resolver problemas independentemente de sua complexidade

O bom líder é aquele que está preparado para resolver problemas com rapidez, sem expor a equipe a um alto grau de stress. Para tanto, ele tem uma atitude positiva e que encara o problema como o processo de usar habilidades e recursos para reduzir ou eliminar a diferença entre a situação desejada e o cenário atual. Aqui é importante avaliar a gravidade para entender a urgência ou não da situação.

Administrar as diferentes etapas do conflito

Prevenir e administrar conflitos com mais rapidez e eficácia e transformá-los em uma forma criativa a serviço do crescimento, da inovação dos resultados organizacionais, passou a ser um dos grandes desafios dos líderes de hoje e uma das características mais admiradas, segundo o master coach.


Produzir resultados através de reuniões eficazes

De acordo com a pesquisa da Meetings in America: A Study os Trends, Costs and Attitudes Toward Business Travel, Teleconferencing and Their Impact on Productivit, detectou os sintomas da "Síndrome das Reuniões Entediantes":

91% das pessoas que participaram de reuniões admitiram que costumam devanear;
96% disseram que fazem o possível para evitá-las;
34% confessaram que não conseguem evitar o sono.

Portanto, lembre-se, se a reunião não conseguir ser uma ferramenta eficaz para brainstorming, análise de resultados e implementação de melhoria, melhor não fazê-la.

Comunicar-se

A comunicação é um dos bens mais preciosos entre líder e equipe. Para saber se ela é eficiente, basta checar se os funcionários cumprem o que foi pedido na íntegra.

Desenvolver o capital humano

Isso significa fortalecer a motivação e a satisfação dos funcionários. Para Marcelo Policarpo, um bom líder deve sempre estar acima de 7, numa escala de 0 a 10.

Dar feedback e fazer follow-up de forma eficaz

Bons líderes comunicam com clareza - e de forma detalhada - o que deve ser feito, checando o entendimento da ideia inicial, validando os recursos necessários, gerando comprometimento e, o mais importante, determinando o prazo de entrega ou finalização. "A falha de uma entrega malfeita ou fora do prazo pode estar no líder que passou um bom briefing, mas falhou no follow-up".

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 91 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 30 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar