Brasil,

Tecnologia na gestão de beneficiários reduz em até 30% os sinistros de saúde

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Depois de um período de recessão econômica e perda de clientes, os números da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram leve melhora no índice de beneficiários de planos de saúde (+0,3% em março/2018). Ainda assim, os 47 milhões de clientes não garantem sustentabilidade financeira às operadoras, uma vez que a maior parte do faturamento continua sendo destinada a cobertura de sinistros.

Nesse cenário, uma combinação entre tecnologia, gestão profissional e equipe de saúde vem mostrando um resultado bastante promissor: 30% de redução nos custos de sinistros. A metodologia é o cerne do trabalho da Saúde Concierge, startup criada no último trimestre de 2017 para atuar exclusivamente no segmento corporativo. “Nossa proposta é auxiliar gestores e empresas a tomarem decisões estratégicas para atingir suas metas levando em conta a satisfação e saúde do beneficiário e a redução de custos da operadora”, explica Tatiana Giatti, diretora executiva da startup.

Com a Saúde Concierge, corretores de seguros de todo o Brasil ganham poder de negociação e atuação estratégica perante o cliente, seguradoras e planos de saúde. A gestão do beneficiário realizada pela startup estreita a relação entre as operadoras e o consumidor e reduz efetivamente custos da operação de saúde.

Com estrutura disponível para atender nacionalmente, a Saúde Concierge conta com mais de 20 mil profissionais de saúde, central de atendimento 24 horas, aplicativo para o usuário final e acompanhamento em tempo real que garante uma visão geral da carteira de saúde para corretoras de seguros, seguradoras, planos, RHs etc. Entre apoio telefônico e presencial, a empresa contabiliza 600 atendimentos diários, chegando a 18 mil por mês.

Os atendimentos são acompanhados com a tecnologia que integra dados armazenados em APP, Web e no sistema operacional da empresa para análise e monitoramento da condição de saúde dos pacientes. Enquanto isso, a equipe multidisciplinar está capacitada para acompanhá-lo fora de um ambiente hospitalar. O método de gestão baseado em processos qualitativos aperfeiçoa o atendimento de maneira contínua e, com o auxílio da inteligência artificial, pode prever e agir antecipadamente a alterações clínicas.

Enquanto a tecnologia trabalha com dados maciços, integrando informações e propondo soluções, a análise profissional permite criar um planejamento preventivo e preditivo. O sistema também é capaz de definir metas e orientar a força de trabalho para alcançar o resultado esperado, que é a diminuição no índice de sinistros de saúde.

Os dados alimentados no sistema incluem um raio-x do dia a dia do paciente, além de consultas, exames, atendimento em prontos-socorros ou internações em determinado período. “Com todas essas informações, o sistema nos permite extrair dados preditivos, que nos ajudarão a saber qual a melhor conduta ou tratamento a ser seguido em um universo de pessoas que apresentam um mesmo sintoma, que efeitos surtiu o tratamento aplicado ou se não deu efeito”, completa Tatiana.

Para o segmento de saúde, a Saúde Concierge atua na gestão de pacientes crônicos, atendimento médico e domiciliar de acordo com o grau de complexidade do caso; desospitalização, internação domiciliar (home care diferenciado); aplicação de medicamentos específicos; e tratamentos paliativos, também chamados de Hospice.

Demais atuações

A Saúde Concierge também atua no mercado de seguradoras de Vida. A empresa avalia de maneira profissional o perfil de cada beneficiário, a fim de compor um prêmio mais assertivo e agrega serviços que podem ser usufruídos em vida, evitando também o sinistro por complicações que poderiam ser evitadas.


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