Inovação em vendas: por que integrar o WhatsApp em uma estratégia comercial?
Cada vez mais são aprimoradas as técnicas de vendas, e, com o recente lançamento do WhatsApp Business, não é diferente. Agora as empresas que utilizam a nova possibilidade se preocupam com boas práticas nessa plataforma. Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas da SMark CRM, traz dicas e aborda a importância do gestor e sua equipe de vendas estar onde seus potenciais clientes estão.
“A presença de uma empresa em variados canais de comunicação é um facilitador para fechar negócio.
De acordo com estudos recentes realizados pela Opinion Box e Mobile Time, 90% dos brasileiros têm WhatsApp. São mais de 120 milhões de usuários só no país. Estima-se que, em escala mundial, este número já ultrapassa 1 bilhão.
Conforme Leandro Ceccato, especialista em vendas consultivas que atua há mais de 20 anos no mercado, o gestor que realmente quer vender, precisa estar onde as pessoas estão. E elas estão no WhatsApp.
Segundo ele, agora está sendo descoberto o potencial empresarial do WhatsApp. Essa mesma descoberta irá simplificar a relação entre clientes e fornecedores, ao mesmo tempo que irá torná-la mais eficiente.
WhatsApp Business revoluciona a presença das empresas no app
Foi lançado no país, recentemente, o WhatsApp Business. Disponível apenas para Android, ele traz algumas exclusividades para empresas. Ainda de acordo com Ceccato, as novidades do app são facilitadoras para gerenciar o relacionamento com o cliente.
Por quê? Porque o app tem novidades exclusivas para o mundo empresarial. De acordo com a página do serviço na internet, o WhatsApp Business oferece:
Perfil comercial;
Mensagens automáticas;
Estatísticas;
Etiquetas;
Criação e administração de grupos;
Atualização de status (stories);
Envio de arquivos.
De acordo com o especialista, a presença de uma empresa em variados canais de comunicação é um facilitador para fechar negócio.
Segundo Ceccato, o app permite cadastrar informações da empresa, como localização, telefones, site e muito mais. Todas essas informações ficarão à disposição do cliente, bastando acessar o perfil. Com certeza, será mais um local em que a empresa estará marcando presença.
Outras vantagens são a sincronização de um telefone fixo - que, segundo o especialista, amplia o potencial de atendimento - e a possibilidade de utilizar respostas automáticas: “Só quem é empresário ou gestor de vendas sabe quantas vezes precisa responder às mesmas perguntas no mesmo dia”, diz.
CRM integrado com WhatsApp é um plus para qualquer empresa
Leandro Ceccato aconselha aos gestores de vendas que estejam atentos para o fato de que o WhatsApp deve ser um ALIADO na estratégia comercial. E nunca uma pedra no sapato do gestor.
“Quando há desorganização na gestão de relacionamento com o cliente, os dados de contato e histórico de relacionamento ficam espalhados por planilhas, e-mails e vários outros locais. O WhatsApp, nesse caso, pode atrapalhar: ele será mais um local onde estará parte das informações guardadas”, diz.
Segundo ele, o ideal é que a empresa possa contar com um serviço de CRM que tenha integração com o WhatsApp.
“No SMark CRM, uma recente inovação que implementamos foi um atalho para iniciar uma conversa pelo WhatsApp com seus contatos direto de dentro do CRM”, conta.
O software que Ceccato menciona é uma solução de CRM que dá às empresas a oportunidade de contar com um sistema completo de armazenamento de dados da estratégia comercial.
“Lá estarão centralizadas informações sobre o histórico de relacionamento com o cliente. É uma forma de conferir inteligência aos processos do setor comercial, tornando o trabalho dos vendedores muito mais ágil e eficiente”, diz.
A nova funcionalidade, facilita que a conversa feita pelo WhatsApp seja facilmente inserida no SMark CRM, onde todos os envolvidos na venda poderão consultar posteriormente.
“Esta foi uma forma que encontramos de fazer com que o sistema faça a diferença na estratégia comercial de qualquer empresa, levando inovação e eficiência para vender mais”, finaliza.
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