Brasil,

Um novo consumidor já surgiu. E é preciso inovar sempre para conquistá-lo.

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Um novo consumidor já surgiu. E é preciso inovar sempre para conquistá-lo.

Por Mateus Baumer, Sócio da BlueLab

Os consumidores não são mais os mesmos. As profundas transformações tecnológicas ocorridas nos últimos anos mudaram, definitivamente, o comportamento das pessoas na hora de adquirir produtos e serviços.

As facilidades proporcionadas na compra de algo pela Internet, por exemplo, trouxeram, para as empresas, os ônus e os bônus desse novo cenário. O cliente, que até então precisava do intermédio de um vendedor em um horário previamente estipulado, pode decidir a marca do produto que quer comprar, as especificações técnicas e até mesmo o tipo de frete para entrega. Tudo isso em qualquer hora do dia, em apenas alguns cliques.

Essa autonomia tornou o consumidor acostumado a um atendimento ágil e preciso. Com reflexos até mesmo no pós-venda. Dificilmente ele está disposto a esperar horas, quem dirá dias, para resolver um problema em sua operadora de TV a cabo, por exemplo. Ele quer resolver a questão, seja qual for, imediatamente.

Para atender essas novas exigências e expectativas surgidas a partir da inserção de novas tecnologias, as empresas se veem obrigadas a inovar e investir em outras tecnologias para corresponder ao tratamento esperado pelo consumidor. Isso porque, com apenas mais um clique ou uma simples ligação, ele já pode estar conectado ao seu concorrente.

Neste sentido, ao mesmo tempo em que padroniza uma parte do atendimento e do relacionamento com o cliente visando agilidade, rapidez e redução de custos a partir da automação, as empresas passaram a usá-la como aliada na retenção e fidelização de seus clientes, tornando seus produtos e serviços cada vez mais personalizados.

Personalização que só é possível graças à possibilidade de acompanhar, com fidelidade, toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa. Graças às novas tecnologias e às inúmeras possibilidades de canais de comunicação com os clientes que as mesmas trouxeram.

Mas mesmo com todos os impactos dessas mudanças, as empresas precisam ter em mente que o ser humano não diminuiu – e nunca diminuirá - a necessidade de se relacionar com outras pessoas. Então, quanto menos relacionamento é possível ter no dia a dia, por causa da automação dos processos, mais as empresas precisarão investir na humanização dessa relação.

A redes sociais são exemplo disso: ao mesmo tempo em que automatiza o relacionamento, aproxima as pessoas e conecta ainda mais a empresa com seu consumidor, que, diante de tantas mudanças, não mudou sua vontade de ser bem atendido.

Sobre Mateus Baumer

Sócio da BlueLab e responsável pela Diretoria de MKT e Vendas

Formado em Administração pela ESPM (SP), com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Mateus é um dos sócios da BlueLab, responsável pela diretoria de marketing e vendas da companhia. Nessa função, desenvolve a estratégia de vendas, sempre com foco na evolução do modelo de negócios, na experiência do usuário e nas diversas plataformas tecnológicas. Além disso, faz questão de participar da contratação de todos os novos profissionais da empresa.

Mateus iniciou sua carreira em Trade Marketing na Danone do Brasil, onde permaneceu por dois anos. Em seguida, assumiu a reestruturação de empresas familiares na área metalúrgica, expandindo e diversificando para novos mercados, como projetos de arquitetura estrutural, que garantiram o crescimento mesmo na crise. Em 2012, ingressou na BlueLab, e fez mudanças significativas na empresa, saltando de uma companhia mais técnica de desenvolvimento de produtos para uma focada em atendimento e experiência do cliente. Fluente em inglês e espanhol, É grande estudioso e amante da escola austríaca de economia e do livre mercado.

Sobre a BlueLab

Fundada em 2008, a BlueLab é uma empresa de automação de atendimento, que usa bots complexos de voz e chat. Oferece serviço completo aos seus clientes, desde o desenvolvimento da persona do robô, implementação, até o suporte técnico, incluindo a evolução da base de conhecimento contínua, infraestrutura de TI e integrações, sem custos adicionais. Alguns dos seus principais clientes são Sky, Itaú, Dufry, Previsul, Mercedes-Benz, Gafisa, Banco do Brasil, GloboPlay, Centauro, Teleperformance, Estácio, entre outros. A BlueLab já foi premiada pela Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Frost & Sullivan e mais recentemente (junho 2018), recebeu o Prêmio Cliente S.A na categoria 'Melhor Projeto Estratégico', com o case da GloboPlay. Para mais informações, acesse: www.bluelab.com.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar