Brasil,

Passo a Passo Para Adolescentes Começarem a Investir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Fontana
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Passo a Passo Para Adolescentes Começarem a Investir

“É a partir da identificação desse momento de vida que o investidor pode visualizar melhor onde seus esforços devem estar concentrados”, explica o Educador Financeiro do Blog de Valor

A precariedade da educação financeira no Brasil já não é mais uma novidade. Porém, é ainda mais intrigante o fato de que a sociedade brasileira ainda faz questão de depender da aposentadoria pública, o que pode resultar em grandes frustrações, principalmente se for aprovada a reforma previdência. Para evitar esse tipo de decepção, e outros imprevistos fora do alcance dos interessados em começar a investir, o Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona, explica como começar a dar os seus primeiros passos no mundo financeiro.

“Os primeiros passos são essenciais, já que existem uma série de cuidados que o investidor precisa ter para não escolher mal os seus investimentos”, afirma Bona. Primeiro, precisa-se entender em que fase da vida financeira o investidor está. Para analisar isso, é importante saber que a vida financeira é dividida em 3 partes: acumulação, consolidação e o usufruto do patrimônio. “Esse é um entendimento importante, pois é a partir da identificação desse momento de vida que o investidor pode visualizar melhor onde seus esforços devem estar concentrados”, reforça.

Definição do objetivo

“Investimento é uma ponte que leva ao alcance de um determinado objetivo”, definição usada por André Bona para especificar a real interpretação de um investimento, valendo lembrar que cada investidor tem um objetivo diferente.

Bona ainda afirma que deve-se estruturar a carteira de investimentos de acordo com as necessidades pessoais. “Seja ela de curto, médio ou a longo prazo, é preciso escolher alternativas que nos levem a alcançar cada um dos objetivos nos respectivos prazos”, comenta. Um exemplo citado pelo educador, é o objetivo de manter o conforto financeiro, totalmente livre de imprevistos. Tal objetivo é identificado como uma necessidade de curto prazo e, para isso, seria importante que exista investimentos para essa mesma finalidade. “Acumular um determinado valor para aposentadoria é considerada uma necessidade ‘coringa’, já que depende da faixa do investidor”.

Tipos de investimentos

Existem investimentos voltados para os três tipos de prazos, assim como existem os diferentes perfis de investimento: conservadores, moderados e agressivos. Como exemplo: geralmente, os investimentos de curto prazo são mais conservadores do que os de longo prazo. Logo, a diferença entre os perfis de investidor se dará certamente na escolha de seus investimentos.

“No caso de um investidor agressivo, que tenha como objetivo de curto prazo um determinado capital, necessariamente precisa ser mais conservador. Caso não seja, o risco que pretende tomar pode não ser sustentável para sua necessidade”, comenta André, e reforça: “Já um investidor que tenha recursos para montar uma carteira mais diversificada poderá optar, no longo prazo, se quer investir em alternativas mais arrojadas, como ações, ou em mais conservadoras, como títulos do tesouro atrelados ao IPCA”.

De acordo com o educador, os investimentos mais adequados para objetivos de curto prazo, ou de reserva de emergência, são: poupança, CDBs de liquidez imediata ou pequena carência, fundos DI (títulos públicos atrelados à Selic), fundos de renda fixa com bencharking CDI, letras financeiras do tesouro (LFT).

Já para os investimentos de médio prazo, moldados de 1 a 4 anos, são: CDBs, letra de crédito imobiliário (LCI), letra de crédito do agronegócio (LCA) e letra de câmbio (LC) com carências pré ou pós-fixadas, letras do tesouro nacional (LTN) pré-fixadas e fundos multimercados de baixa volatilidade.

E os investimentos para longo prazo, acima de 5 anos: notas do tesouro nacional séries B e F (NTN-B, NTN-B Principal e NTN-F), debêntures, certificados de recebíveis imobiliários (CRI), certificados de recebíveis do agronegócio (CRA), fundos multimercados de média e alta volatilidade, fundos imobiliários e ações (de carteira própria, fundos de ações ou ETFs).

Onde investir

A primeira resposta que vem em mente nas pessoas é: no banco. De fato ele oferece uma lista de alternativas de investimento, mas ao mesmo tempo, o banco restringe as possibilidades para os próprios produtos, ou seja, o investidor não pode comparar os produtos de um banco com o outro, nem taxas e desempenhos para garantir uma carteira bem estruturada.

“No início desta década as plataformas de investimento se proliferaram no Brasil. Essas plataformas disponibilizam investimentos de várias instituições por uma única conta e são disponibilizadas por corretoras e bancos de investimentos, seguindo a trilha de corretoras de países desenvolvidos, como as americanas Charles Schwab e Fidelity”, comenta André. Ou seja, as plataformas de investimentos com diversos bancos comerciais, de investimentos, gestoras de recursos e etc, para distribuir seus investimentos por meio de sua plataforma. Assim, os clientes dessa plataforma acessam a diversidade dos bancos com apenas uma conta e podem fazer seus investimentos aonde quiserem.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país. Atualmente participa do programa de Educação Financeira do BTG Pactual digital, sendo a plataforma do maior banco de investimento da América Latina

Como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 150 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar