Tecnologia a serviço da integração da sua equipe

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nikolas Capp

Daniel Redaelli**

Manter os colaboradores atualizados, interados de tudo que acontece na empresa e engajados com as estratégias para atingir os objetivos e resultados são os grandes desafios das corporações atuais. Com o crescimento do faturamento e o aumento do número de colaboradores, chega a pergunta: como fazer todos jogarem no mesmo time?

Para resolver estes problemas ainda buscamos sistemas antigos e descentralizados. Um arquivo enviado pelo ftp, um grupo de whatsapp onde milhões falam e ninguém se escuta, entre outras soluções que só aumentam a falta de interesse dos funcionários e deixa a tarefa massante são exemplos de práticas ainda utilizadas pelas empresas. Depois de um dia pesado de trabalho ainda ter que fazer um treinamento escrito, sem nada que possa gerar interesse, fará com que o funcionário se desmotive e apenas finja que cumpriu a tarefa, fazendo com que seja praticamente impossível alcançar os resultados esperados.

O ponto é: estamos acostumados a acompanhar os nossos amigos nas redes sociais, saber a data de aniversário, ver fotos das férias, do nascimento do filho e por aí vai. Mesmo não estando presentes todos os dias, estas ferramentas nos deixam mais próximos e informados sobre a vida de quem seguimos. Se esta fórmula funciona tão bem para engajar a nossa vida pessoal, por que ainda não utilizamos em nossos negócios?

Não temos como impedir as redes sociais. Elas já fazem parte do dia a dia e, muitas vezes, são úteis para a divulgação de informações da sua marca. Mas utilizá-las como ferramentas corporativas pode gerar alto risco aos negócios, como por exemplo, uma estratégia sigilosa viralizar e chegar na mão dos concorrentes. As redes sociais servem muito bem para a vida pessoal, mas não estão adaptadas para o meio empresarial.

Pensando nisso, encontrar sistemas que agreguem o interesse das redes sociais com a segurança necessária para empresas pode ser o diferencial para tranformar seus colaboradores em um time. Esqueça as antigas planilhas e as pastas do ftp. A tecnologia precisa ser uma aliada do seu negócio. Por que não uma plataforma onde todos possam fazer o treinamento, discutir sobre produtos e novas estratégias da empresa e, além disso, receber pontuação e ser premiado pela sua interação? Isso já existe e não é o futuro: é o presente.

Uma equipe de vendas integrada, onde todos se falam e discutem possibilidades e novidades que viram de concorrentes, por exemplo, pode ser o segredo para encontrar novas ideias. Não adianta o seu lojista do sul fazer algo sensacional para vender e o parceiro do nordeste nem ficar sabendo. Se, em sua vida pessoal, ele pode acompanhar a viagem de um amigo para a Nova Zelândia através das redes sociais, ele precisa conseguir saber o que o colega de trabalho descobriu ou como está alcançando os resultados, certo?

Da mesma forma como a tecnologia pode trazer problemas - como dispersão, vazamentos de informações, entre outros – pode também mostrar a solução. Não fuja dela. Busque as que mais se adequam ao estilo e tamanho de seu negócio. Cada dia mais, surgem novas ferramentas e, com certeza, uma delas cabe exatamente no seu bolso e na sua estratégia.

** Daniel Redaelli é fundador e Diretor de Tecnologias da CZ Brains®. Formado em Comunicação Social e Marketing, migrou e se especializou na área de inovação e Tecnologia da Informação voltada para a Comunicação Corporativa onde atua há mais de oito anos.

Sobre a CZ Brains®

Fundada em 2013 e com sede na cidade de Campinas, a CZ Brains® traz um novo conceito para desenvolver ideias, soluções e planos aliando marketing, comunicação e tecnologia. Além do desenvolvimento de campanhas on e off-line, design de marcas e branding, criação de sites, gestão de mídias sociais, a agência busca desenvolver plataformas para integrar e trazer mobilidade e produtividade para as empresas. Com este foco nasceu o Prodtool®, ferramenta que une em uma só Intranet, Rede Social Corporativa, Treinamento, Arquivos e Comunicação. Simples, objetiva e focada, a CZ Brains® conta com uma equipe atualizada em busca de inovações e tecnologias para a sua comunicação. Conheça mais em: www.czbrains.com.br e em www.prodtool.com.br