Aquisição da Syntel ampliará portfólio da Atos, principalmente para o setor financeiro e de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Rocha

Em conjunto, as companhias poderão oferecer serviços completos voltados para a melhoria da jornada de atendimento ao cliente

A Atos, líder global em transformação digital, destaca a ampliação do portfólio de serviços voltados ao setor financeiro após a aquisição da Syntel, empresa fundada em 1980 que se posiciona entre as líderes globais em serviços de automação e infraestrutura digital. A operação anunciada em julho atingiu um valor total de US$ 3,4 bilhões e representou cerca de 14% de ágio sobre o volume médio ponderado de negociação das ações da Syntel nos 30 dias que precederam o negócio.

O Conselho de Administração da Syntel aprovou por unanimidade a transação em 20 de julho. Acordos de votação por escrito com acionistas da Syntel, incluindo-se os fundadores, para votarem a favor da transação representaram 51% das ações em circulação. A Assembleia do Conselho de Administração da Atos, realizada no mesmo dia, também expressou seu total e unânime apoio à transação.

Portfólio complementar

A associação com a Syntel torna-se uma importante aquisição para a Atos pela incorporação de um portfólio altamente complementar entre as duas empresas. Em conjunto, as companhias poderão oferecer serviços completos voltados para o setor financeiro, incluindo a melhoria da jornada de atendimento ao cliente. Além disso, a base de clientes e a presença geográfica dos projetos em andamento também permitem a incorporação de 23 mil novos integradores qualificados em serviços digitais.

A Syntel traz um conjunto robusto de soluções digitais e exclusivas, reconhecidas pelos principais analistas entre as mais avançadas. Entre elas se destacam serviços de: mídias sociais, dispositivos móveis, analytics, Internet das Coisas (IoT) e automação.

Com a integração, a Syntel fortalecerá significativamente a Divisão de Soluções de Negócios e Plataformas do Grupo Atos em todo o mundo, com a melhor plataforma de entrega do setor. Além disso, a transação expande as capacidades da Atos na América do Norte para fornecer serviços de ponta a ponta para clientes dos EUA. Também reforça fortemente as verticais de Bancos, Finanças e Seguros podendo levar esta tecnologia para outros países em que a Atos está presente.

A oportunidade de associação é considerada estratégica entre as duas empresas pelas múltiplas oportunidades de sinergia na geração de receita na qual espera-se atingir cerca de US$ 250 milhões até 2021, em oportunidades de vendas cruzadas nas bases de clientes.

"Tenho muito orgulho em anunciar um marco tão importante no desenvolvimento da liderança da Atos com a aquisição da Syntel, uma empresa digital líder, estabelecida há 38 anos, que se encaixa perfeitamente às nossas prioridades estratégicas. Ela representa uma etapa transformadora para a nossa Divisão de Soluções de Negócios e Plataformas, pois aumentará significativamente seu perfil de crescimento e rentabilidade com uma oferta estendida de serviços digitais, modernas plataformas de entrega baseadas na Índia, além de sinergias de receita e custo", afirma Thierry Breton, presidente e CEO da Atos.

Gestão integrada

A transação é totalmente apoiada pela administração da Syntel, que terá uma cadeira no Comitê Executivo da Atos, com a presença do CEO da empresa, Rakesh Khanna. Além disso, a Atos aplicará sua metodologia de integração conforme implementado com sucesso em aquisições passadas.

O copresidente e cofundador da Syntel, Bharat Desai, comentou sobre a satisfação dos acionistas com o acordo: "Este é um acontecimento muito animador para a Syntel. O Conselho da Syntel está empenhado em maximizar o valor para os acionistas e acredita que o acordo com a Atos atinge esse objetivo e oferece uma proposta vantajosa para nossos clientes e funcionários".

De acordo com Bharat Desai, a Syntel tem entre os seus objetivos ajudar clientes na transformação e sucesso na economia digital. "Desde a sua fundação, nosso lema "Clientes para a Vida" orientou nossos investimentos em serviços de alto impacto, liderados por domínio e propriedade intelectual. Sou grato pela confiança de nossos clientes e pela paixão, comprometimento e espírito inovador de nossos funcionários. Juntos, eles permitiram que a Syntel atingisse grandes alturas. Estou confiante de que essa combinação proporcionará um valor significativo a todas as partes interessadas", afirma.

Sobre a Atos

A Atos é líder mundial em transformação digital com aproximadamente 100 mil funcionários em 73 países e uma receita anual de cerca de 13 bilhões de euros. Como líder europeu em Big Data, Segurança Cibernética, Computação de Alto Desempenho e Ambiente de Trabalho Digital, o Grupo apoia clientes em todo o mundo com serviços de Nuvem, Infraestrutura & Gerenciamento de Dados, Soluções Empresariais & de Plataformas, além de serviços transacionais por meio da Worldline, líder europeia no setor de pagamentos. Com suas tecnologias de ponta, experiência digital abrangente e profundo conhecimento do setor, a Atos apoia a transformação digital de seus clientes de diversos segmentos do mercado: Defesa, Serviços Financeiros, Saúde, Indústria, Mídia, Energia & Serviços Públicos, Setor Público, Varejo, Telecomunicações e Transporte. O Grupo é o Parceiro Mundial de Tecnologia da Informação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e opera sob as marcas Atos, Atos Consulting, Atos Worldgrid, Bull, Canopy, Unify e Worldline. A Atos SE (Societas Europaea) está incluída no índice CAC40 do mercado de ações de Paris.