Tabagismo é problema de saúde pública e afeta economia nacional
Apesar de legalmente possível, consumo a longo prazo tem consequências maléficas para o indivíduo
O fumo é uma prática usual para 6 milhões de brasileiros – o que representaria um pouco menos do que a população da cidade do Rio de Janeiro em 2010, segundo o IBGE. No entanto, para 150 mil brasileiros por ano, o maior perigo vira uma realidade: a morte proveniente do consumo de cigarro.
Ao se enquadrar no conjunto das “drogas lícitas”, a venda e cobertura do produto acontecem de maneira livre, ainda que avisos contidos na parte de trás de cada maço avisem os possíveis efeitos, como câncer, impotência sexual, envelhecimento precoce ou infarto – em um dos últimos casos.
No cenário econômico, apesar da sustentação de uma indústria do fumo, que gera R$ 12 bilhões por ano, os prejuízos coletivos são bem maiores. O tabagismo custa R$ 57 bi ao ano aos cofres públicos. O dado é um dos resultados da pesquisa “Tabagismo no Brasil: morte, doença e política de preços e impostos”, divulgada em 2017 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Ministério da Saúde (MS).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário